08 fevereiro 2019

SHHHH | 8 coisas que ninguém te conta sobre ser blogueira

Foto: Hey Beauti Magazine

Não sei se houve alguma outra época em que a palavra "blogueirinha" esteve tão em alta. Muita gente quer ser e muita gente ri de quem é, mas uma coisa é certa: todo mundo tem uma ideia meio errada sobre o que é, na realidade, ser blogueira. Viajar o mundo inteiro? Postar umas fotos bonitas no Instagram? Receber mimos o tempo todo e ter umas parcerias legais? Se vocês acham que isso e só isso é ser blogger, estão muito enganados. Me deem a mão e venham descobrir como é ser blogueira na real.


1. EXIGE MUITO DO SEU TEMPO. 
Os posts não se fazem sozinhos, né? E cada um deles exige muito tempo pra ser feito. Pra trazer conteúdo de qualidade, antes de começar, é preciso fazer muita pesquisa, depois escrever o post de uma maneira fácil de compreender, mas que transmita o que queremos dizer. Sem contar nas imagens que precisam ser editadas e na divulgação, que vem depois. Eu levo umas 4 horas pra finalizar um post e até depois de postado, faço umas 2 revisões pra ver se ele tá direitinho mesmo. Fora isso, uma blogueira está sempre pensando em conteúdo, anotando ideias e pensando em feedback. Basicamente, ser blogueira, mesmo quando não é profissionalmente, se torna atividade de tempo integral. É muito bom, mas é cansativo, viu.

2. BLOQUEIOS CRIATIVOS? O TEMPO TODO.
Eu blogo desde 2012 e posso afirmar: os bloqueios criativos vão chegar pra te atormentar algum dia. É tipo um efeito colateral de ter um blog, inevitável. Ser criativo e ter um post diferente na manga pra toda semana é tarefa difícil, mas buscar autenticidade e originalidade é essencial e muito importante, vai por mim.

3. SER BLOGUEIRA NÃO É SER RICA.
De onde tiraram isso, minha gente? A maioria das bloggers que eu conheço, eu incluída, tem uma vida 100% normal: faculdade, trabalho, frustrações e bem menos viagens do que vocês têm em mente. A impressão que eu tenho é que a internet pegou umas 2 ou 3 influencers ricas de referência e definiu que aquilo é ser blogger, ah, e muita instagrammer que é chamada de blogueirinha nem blog tem, viu? HAHAH bora desmistificar isso aí.

4. AS FOTOS SÃO TUDO PURO TRUQUE.
Sério! É câmera em cima de pilha de livros, é cartolina, lençol e tapete sendo usados como fundo infinito, é muito uso do timer porque nem sempre tem alguém pra te ajudar e eu já vi gente tirando foto até com o celular grudado no teto (juro! HAHA). Até mesmo quando as fotos não são de autoria da blogueira, encontrar fotos com direitos livres ou com o nome do autor junto pra poder dar os créditos é difícil pra caramba. Tudo pra trazer um post bem ilustrado pra vocês.

Foto: Melinda Pack
5. ALGUMAS PROPOSTAS DE PARCERIA SÃO BEM SEM NOÇÃO.
Ah, o sonho de receber mimos! O que ninguém te conta é que, ás vezes, as propostas só valem a pena pra empresa mesmo e o blog que se dane. Já recebi propostas de lojas que, claramente, iam ganhar em cima de mim, de lojas que não têm absolutamente nada a ver com o meu conteúdo ou que têm uma avaliação muito ruim, e o pior de todos, de lojas que queriam escolher como eu ia escrever o MEU post do MEU blog, literalmente: palavra por palavra. A autenticidade do blogueiro é, muitas vezes, deixada de lado. Uma desvalorização danada. É claro, existem muitas parcerias legais, nunca tive problema com as que eu fechei, mas temos que tomar cuidado: algumas são furada e temos que ficar de olho o tempo todo.

6. TER UM BLOG NÃO É SINÔNIMO DE DINHEIRO FÁCIL.
Na verdade, é muito mais provável que você gaste mais com ele do que ganhe, pelo menos no início. Se você quer profissionaliza-lo, é bom ter em mente que vai gastar com domínio e divulgação e que o retorno demora, assim como em qualquer outro empreendimento. Ou também existe a possibilidade de você nem ganhar nada mesmo. Eu por exemplo, tenho o blog como hobby e só ganho quando fecho parcerias ou com o Google Adsense. Ou seja, ter blog é um trabalho árduo, exige muita determinação e pode resultar em dinheiro, mas nem sempre é assim.

7. NÚMEROS IMPORTAM, MAS NÃO QUEREM DIZER NADA.
É claro que os números importam. É legal saber que bastante gente curte o teu conteúdo e as parcerias também levam isso em consideração, mas é importante saber que, lá no fundo, números não te dizem muita coisa. Existe muita gente que ganha seguidores na base do segue de volta e tem 1000 seguidores, mas 10% são leitores fiéis. Também já vi muito blog de 200 seguidores com conteúdo muito melhor escrito do que outros de 2000. É tudo muito relativo, e é fato: qualidade é totalmente diferente de quantidade ;)

8. BLOGAR POR AMOR É ESSENCIAL, SIM.
Se depois de tudo isso você ainda não chegou a conclusão de que pra ser blogueira é preciso muito amor, você leu o post errado hahaha. Foi-se o tempo que as pessoas criavam blogs porque gostavam de escrever, hoje em dia, muita gente começa na blogosfera por querer ser "blogueirinha", no sentido mais artificial da palavra mesmo. Mas começar um blog por querer dinheiro e mimos é a melhor fórmula pra dar errado. Sem amor por esse cantinho, o seu esforço todo vai parecer obrigação, sabe? E no fim do dia, receber mimos e fechar parcerias é incrível e muito satisfatório, mas receber um comentário te incentivando, falando que é o blog favorito de alguém ou elogiando um post que demorou horas pra ser feito, te provoca uma sensação mais gostosa ainda.



E fim, galera. Esqueci de alguma coisa? Continuem a lista aí nos comentários, afinal, ser blogueira é todo dia um aprendizado! Um beijão e até o próximo post. ♡

VEJA MAIS:
ENTRE BLOGGERS | os melhores layouts free para vocês #2
ENTRE BLOGGERS | os melhores layouts free para vocês


Me acompanhe também nas redes sociais: 

127 comentários:

  1. Gabs, que delícia de texto!
    Pode ter certeza que o seu blog é sim um dos meus favoritos. Confesso que tenho meu blog há um tempo já e nem sempre estou totalmente dedicada e, dependendo, acabo ficando sem postar mesmo e já cheguei a esquecer o coitadinho por um tempo. Tanto no insta quanto aqui, levo as coisas de uma maneira mais esportiva mesmo, com os livros que quero resenhar e coisas parecidas, sem ter fechado parceria ou parecidos. Mas, como você disse, o carinho é primordial e quando nos dedicamos de verdade é que podemos ver o retorno: tanto pessoas comentando frequentemente e incentivando quanto financeiro e mais profissional. Lindo post, lindo trabalho!
    Beijos,
    https://ofantasmaliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que comentário mais lindo, me abraça menina!
      Eu também tenho os meus momentos em que fico bastante afastada e acho que, sinceramente, isso é meio necessário, né? Querendo ou não, produzir conteúdo é cansativo pra caramba por mais que a gente ame fazer isso. Dar um tempo é saudável <3

      Excluir
  2. Amei este post! Realmente todo mundo acha que é fácil ser blogueira, mal eles sabem o trabalho que dá! E que para ganhar dinheiro com um blog é preciso trabalhar ainda mais! E senão fazemos por amor, provavelmente desistiremos bem depressa!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito real, Vera! Se não tiver amor, vai ter é desistência hahaha

      Excluir
  3. Eu blogo há 15 anos, desde a época do weblogger do terra, acho que você nem pegou essa época e olha, nunca foi fazer. Sua última dica resumiu tudo, tem que fazer por amor senão não sobrevive neste mundo.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  4. Uma verdade esse texto, viu? Eu sou "blogueirinha" desde 2010 mas em 2014 parei e só voltei agora, final de 2018. De fato, acabamos gastando mais com o blog do que recebendo. Eu, pelo menos, no início, não estou ganhando nada hahaha Mas faz parte, blogar por amor é necessário.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  5. Esse texto foi um choque de realidade para quem quer começar a blogar! Eu em 2010 tinha como A BLOGUEIRA IDEAL a Bruna Vieira do Depois dos Quinze e a Gabs do Floquetando, eu achava que se eu postasse bastante algum dia iria ser rica igual a elas, tola né? Hoje eu tô aqui no meu milhonessimo blog que agora, talvez, mas só talvez, dê certo.
    umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, até hoje admiro demais a Bruna, acho ela incrível por não ter abandonado o blog, sabe? A Gabs eu conheci direto no youtube, nem sabia que ela era blogueira mas já vou fuçar hahaha e siiiim, muito real isso de querer criar conteúdo todo dia igual elas e ficar riquíssima, mas é uma realidade que a gente sabe que dá muuuuito trabalho e que não depende só das postagens, né?

      Excluir
  6. Que postão Gabs!! Não está faltando nada nele não.
    Você disse tudo. O que eu mais vejo por aí é meninas e meninos querendo criar um blog só para ganhar mimos. Pena que mal sabem ele o trabalhão que dá manter um blog. Vejo muita gente se autointitulando como blogueira, ou mesmo outras pessoas chamando Youtubers ou Influencers de blogueiras, mas nem ao menos elas tem um bloguinho para chamar de seu.

    Não é fácil manter um blog, exige tempo, exige amor, exige perseverança e até dindim às vezes. Pior é quando a gente tem o tal do bloqueio criativo que não vai embora por nada. A gente por exemplo do Boas de Papo estamos na blogosfera desde 2012 e estamos longe de sermos ricas por conta do blog e de ganharmos vários mimos e presentinhos das marcas. Ser blogueira é ser muito mais que isso, é se dedicar a criar novos conteúdos, é tirar um bom tempo para fotografar quando preciso, é ir em busca de novos assuntos é gastar novamente um bom tempo para divulgar em tudo quanto é rede social.

    Amei seu post, tudo que disse é a mais pura verdade! <3

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM SIM E SIM! Disse tudo nesse comentário e eu só concordo sem tirar nem por, meninas <3

      Excluir
  7. Oh meu deus, tudo o que eu diria num post! E não, ninguém nos diz nada disto quando nos aventuramos no blog. Graças a deus, eu faço por amor e não pelo que vou ao não receber!
    Adorei!!

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Verdade Gabs, o seu post é todo cheio de verdades. As pessoas acreditam que ser blogueira é ter uma vida fácil ou ás vezes acreditam que nem é uma profissão, que não dá trabalho etc. e a gente entende que não é bem assim. Amei o texto e ele é muito necessário. Parabéns <3

    Beijos, espelho do Reino <3

    ResponderExcluir
  9. Definitivamente esse é um post que muita gente deveria ler... Só li verdades e ressaltando a Gabs''muita instagrammer que é chamada de blogueirinha nem blog tem, viu? HAHAH bora desmistificar isso aí.'' Concordo muito, ótimo post bem esclaredor.

    Beijos, Andréia Blog ♡

    ResponderExcluir
  10. hahaha amei esse post! só quem bloga sabe que nao tem tanto dinheiro envolvido assim, sabe o quanto dá trabalho e nos toma tempo tbm, mas é algo que fazemos com td o amor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu post, quando digo que tenho um blog a primeira pergunta é : E ai ganha quanto ? Recebe muito produtos? Quando na verdade a realidade é outra. Ser blogueira, exige muito tempo, dedicação e além de tudo amo pelo que faz.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, siiiim! E quando perguntam quantos seguidores a gente tem? Como se isso definisse alguma coisa, pelamor, viu.

      Excluir
  12. OI Gabs, tudo bem?
    Concordo com tuuudo o que você falou, principalmente o bloqueio criativo, ele é super real mesmo!
    E não é fácil, mas vamos que vamos!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! A última é a mais importante..sem amor, não dura muito tempo.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabs
    Bate aqui migs porque você me representa o/ o que eu mais acho sem noção é as pessoas verem instagrammers que se acham blogueiras ganhando tanta coisa e achar que ser blogueira é fácil assim. Talvez no instagram isso funcione já que elas tem milhões de seguidores, mas aqui não quer dizer nada se você não cria conteúdo que agrada. Publipost não é conteúdo! Entendam.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIM! Talvez no Instagram a realidade seja outra, mas daí não tem nada a ver com blog, né não?

      Excluir
  15. Pois é, tudo truque mesmo, para que as fotos fiquem perfeitas e são mais de 10 cliques para sair uma perfeita.

    Em relação à postagem, é isso mesmo, quase 4 ou 6 horas só pesquisando, as vezes até uma semana dependendo do conteúdo...

    www.nataliloure.com.br

    Seguindo seu blog, adorei ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 300 cliques pra editar 10 e postar 1 HAHAHAHA. E fico feliz que tenha gostado do blog, sua linda! <3

      Excluir
  16. Falo e disse, Gabs.
    Aos que imaginam que ser blogueira é apenas ficar no computador falando de um produto ou de moda e beleza está muito enganado.
    Há muito trabalho por trás de tudo. Eu mesmo as vezes vou criar um post, responder emails, tudo à noite por causa do meu filho que já está dormindo e só saio mais menos 01:00 da manhã. Tudo isso por amor ao que faço e pela dedicação que eu sempre tenho com os meus trabalhos. Ninguém sabe ou faz ideia o quão suador é essa profissão moderna.
    Adorei demais o seu post. Dá vontade de imprimir e sai colando na testa de muito gente. rs.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jé! Tem que ter muito amor pra cuidar de um cantinho desses. Que bom que gostou, lindona <3

      Excluir
  17. Ora aqui está um texto que deveria ser partilhado em todo o lado. Tudo isso é bem verdade!
    Isso do bloqueio.. é a coisa mais normal de acontecer! Infelizmente ( - _ - )''
    beijinhos

    Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand ❤

    ResponderExcluir
  18. Parece que você escreveu o post lendo meus pensamentos, hahaha
    Também demoro em volta de 4 horas pra terminar um post bem feito, e mesmo assim não é o suficiente. Exige muito tempo pra um pouco retorno (no momento, claro, a longo prazo é outra história)...
    É tudo bem trabalhoso, difícil, ainda tem que enfrentar preconceitos!

    https://www.nicenessbeauty.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito complicado, né? Dá um trabalhão que só a gente vê!

      Excluir
  19. Gabs, concordo com tudo o que você disse! O pior mesmo, é gente que cria blog só para ganhar press kit!
    Tenho meu blog há quase 7 anos e continuo por prazer mesmo. E gosto demais!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  20. É muito amor mesmo! O pior é que o fato da gente amar muito isso, quando acontece de não conseguir produzir conteúdo (por conta do trabalho, casa, ou algum empecilho do dia a dia) faz tanta falta o nosso cantinho. Ainda, a gente aprende e conhece tanta gente através da blogosfera, que dinheiro nenhum paga essa troca. Hehe

    Adorei o post, Gabi! Grande beijo, Franci.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIM, Franci! Quando eu não consigo produzir parece que a minha vida toda tá errada hahhaha esse cantinho é muita parte de mim. E siiim, conhecer pessoinhas incríveis é tudo!

      Excluir
  21. Oi Gabs, tudo bem?
    Acho que o último tópico é o mais importante de todos! tudo tem que ser feito com amor, senão nada dará certo, o resto é tudo consequências
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  22. Amei teu texto! Um fato importante de se citar e que venho passando, é que tem pessoas que vão se aproximar de você por interesse. Já aconteceu contigo? :(

    http://www.blogmarianaleal.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Mari :( se aproximar por curiosidade sim, mas interesse eu acho que não tenha acontecido não, até porque o LG é mais por prazer do que um trabalho haha

      Excluir
  23. Oi Gabs, tudo bem?
    Nossa, não poderia concordar mais. No caso do meu nicho (livros, séries e filmes), ainda tem o tempo que você investe conferindo as obras. Ou seja, demora muuuito pra conseguir termos um conteúdo de qualidade, com diferencial e que fuja da massa. Só com muito amor mesmo pra levar adiante!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  24. Amei tanto esse post, Gabs. Me identifiquei com tudo! Ter um blog é um desafio, é muito tempo investido, dinheiro para profissionalizar e nem sempre somos reconhecidos. Trabalho com o meu há um ano e meio e todo dia é uma luta, que sem dúvida, vale a pena!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino como seja, Kai! Mas força que com o tempo o esforço todo recebe o reconhecimento necessário <3

      Excluir
  25. Amei o post. E o mais importante né pra ser blogueira: ter um blog.
    Acho que as pessoas "glomourarizam" demais achando que blogueira é só o que eles veem no instagram e a maioria nem tenta ler blogs.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E o mais importante né pra ser blogueira: ter um blog." HAHAHAHA SIM

      Excluir
  26. Ai Gabi eu AMEI esse post!!! ♥
    É tudo o que todo mundo precisa saber sobre ter um blog.
    Essa coisa de meninas famosas no instagram serem chamadas de blogueiras sendo que nem blog tem me irrita de um jeito...hahahaha, poxa ter um blog dá um mega trabalho e na maioria das vezes nem temos o reconhecimento merecido :(
    Eu também levo umas 2 ou 3 horas pra fazer um post bonitinho, revisando e tudo mais.
    E eu também já recebi proposta de parceria onde a pessoa queria escrever tudoooo do jeito dela sendo que o blog é meu hahaha, ai cada coisa...
    Enfim, mas gostar do que se faz mesmo que não seja algo profissional e receber nem que seja uns dois comentários verdadeiros já vale tudo isso!! ♥
    Inclusive o seu blog é um dos meus preferidos hehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LINDAAAA <3
      Ai Val, também me irrita. Eu nem falo porque pode ser frescura minha, mas poxa né. Bom saber que não tô sozinha hahah. É cada coisa que a gente passa pra manter esse cantinho de pé que só a gente sabe, né? Mas no fim tudo vale a pena. E aaaaa o teu também é um dos meus favoritos <3

      Excluir
  27. Acho que esse post deveria ser lido por todas aquelas pessoas que acham que é fácil a vida de blogger. Você pontuou muito bem todas as coisas que nós passamos, pra entregar conteúdo de qualidade para as pessoas. Amei mesmo o post Gabs, e sempre que alguém vir com discurso de que é fácil ter blog, vou mandar o link desse post pra ela haha

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  28. Concordo com essas coisas, é preciso muito tempo e amor, até porque é necessário se dedicar, sempre estudar e se manter sempre atualizada. E tem mais, muita gente ainda não valoriza nossa esforço. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  29. Oi Gabi, tudo bom?
    Nunca vi tantas verdades em um único artigo haha principalmente a do bloqueio criativo, eu também bloggo desde 2012 e eu já perdi as contas de quantos bloqueios eu já tive e ainda tenho.
    Atualmente as pessoas estão mudando o sinônimo de "blogueira" para ser rica, "Fulana é blogueirinha, ela paga para gente" e eu fico ???? Noção não tem né.

    Blog Covil Dourado | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIM, totalmente sem noção. Aliás, quem me dera, né? HAHAHA

      Excluir
  30. Adorei esse post Gabs, disse tudo.
    Eu estou no blogger desde 2010 e olha que nem todos esses anos foram fáceis.

    Ótima semana, beijos
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Não tenho nada a acrescentar nesse post e só concordo! A questão de demandar muito tempo é REAL! As parcerias que aparecem de vez em quando para mim também é de cair o queixo.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. A parte de que blogar não lhe faz rico, é a mais pura verdade. Tem que ter muito trabalho por ai!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito do post.
    Ser blogueira é muito cansativo pois dá muito trabalho, sem contar que toma muito o nosso tempo e não tem quase nada de $$$ envolvido.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  34. UUUH, teve mudanças aqui no blog, é isso mesmo produção? haha AMEI! Realmente, ser blogueira está bem longe de ser rica e com os passaportes lotados de carimbos dos países. E gente, eu já recebi cada proposta sem noção e totalmente propaganda enganosa que eu recusei na hora.

    Adorei sua postagem, relata exatamente o que nós blogueiras passamos ♥

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAA alguém notou! hahah obrigada lindona <3. Tem umas que são MUITO propaganda enganosa, eu fico é triste de saber que deve ter gente que cai numas parcerias dessas :/

      Excluir
  35. Oi Gabi,
    Amei o novo layout AAAAAA
    Eu super concordo com os tópicos, ainda mais por alguns comentários que já recebi de gente interesseira. haha
    Piores dias são do bloqueio. As vezes demoro uma semana inteira pra escrever uma resenha.
    Rico? Nunca! Começando o blog empregada, era lindo, no meio fiquei desempregada e to até hoje.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAA Nana, obrigada! Achei que ninguém tinha notado o lay haha <3
      Bloqueio criativo, por que me mataste? Toda semana tem um!

      Excluir
  36. Oi Gabs,tudo bem?
    Eu já estou nessa de blogar desde 2013 e nunca ganhei nada com isso,tive momentos que parei e depois voltei,fiquei meses sem postar por falta de vontade mesmo,mas a saudade é maior do que essa falta de reconhecimento,ás vezes...tipo assim a gente gasta tempo e as vezes não recebe nada em troca,mas é algo tão prazeroso e pessoal que a gente continua,eu mesma tenho o meu blog e meu canal como válvula de escape,aqui eu me encontro com meu eu interior,sabe? Gosto desse mundo virtual que me transforma numa pessoa que na real eu não sou, é algo que me supri. Amo blogar,Amo gravar,editar vídeo,escrever,postar,tirar fotos,me sinto muito feliz,mesmo não ganhando um tostão com isso. Ser blogueira não é fácil, é só pra quem gosta e outra não se pode blogar em troca de grana,porque é muito difícil viu.
    bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, REAL! Isso de parar e voltar já aconteceu muitas e muitas vezes por aqui, mas a saudade sempre vence. É como se a blogosfera fosse uma parte tão grande de mim que eu me sinto vazia sem ela, sabe? Eu não vejo como algo que eu não sou, acho que é o contrário, Ca. O blog é mais como uma extensão de mim e imagino que seja de ti também, uma forma que a gente encontra de compartilhar um pouquinho mais sobre os nossos gostos é etc. É muito bonito, se parar pra pensar <3 E é como você disse: a gente ama tudo isso! Mesmo quando não tem dinheiro envolvido, é tanto amor que supera qualquer dificuldade!

      Excluir
  37. Olá Gabriela!
    Concordo com tudo o que diz!
    Por exemplo, outro dia, comentaram comigo "Porque você é blogger? Você tem o seu trabalho." E, eu de momento nem tenho retorno monetário para que seja esse o motivo a prender-me ao meu blog. E eu simplesmente respondi "porque gosto". Não importa-me os números de visualizações, de parcerias ou de seguidores… Se o que tiver for leal, já fico bem contente :)
    Outro aspeto que você diz e é muito importante são as fotografias… Neste momento é um pouco a melhorar no meu.
    Gostei muito da forma como expôs pontos chave e importantes no nosso dia-a-dia... Porque nem sempre o que queremos escrever ou transmitir mensagem sai-nos com a maior facilidade que pensam…
    Um beijinho grande :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Porque gosto" É ISTO! Simples assim <3. Sobre as fotografias, vou fazer um post com algumas dicas, viu?

      Excluir
  38. Concordo com tudo o que disseste.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderExcluir
  39. Oii Gabi
    concordo com tudo que você escreveu
    eu faço por amor, não recebo nada por isso.
    É difícil se manter mesmo no meio de tanta concorrência e ter que criar vários post criativos a todo o momento.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  40. Gostei mesmo do post e identifiquei-me com tudo! Ter um blog é bastante trabalhoso e é preciso gostar muito pra resistir !
    A Maria Rita blog
    > Follow me on Instagram

    ResponderExcluir
  41. Hey Gabs! Tudo bem?
    Disse tudo nessas 8 coisas. Eu fiz o blog como uma válvula de escape, como vc disse, já recebi algumas propostas que não fazem bem o meu estilo e pra não dar dor de cabeça depois, acabo rejeitando .
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  42. Adoro seu blog e acho que esse foi o meu post preferido seu!Me identifiquei tanto,principalmente quando você falou das instagrammers que se dizem "blogueirinhas" sendo que nem blog tem,parece que as pessoas não entendem o conceito de blogueira. xo xo

    todaprincess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAA que coisa boa saber que você gostou tanto assim do post, Emile!<3

      Excluir
  43. Oie!
    Que post necessário! Representou tudo o que eu sinto. Já deixei o blog parado por mais de 1 ano por puro desanimo, mas aí eu voltei porque descobri que escrever no blog é o que me anima e o que eu mais amo fazer. E realmente, fazer por amor é a coisa mais importante que tem.
    As vezes fico com medo de ficar sem ideia de post, mas é normal isso acontecer! Ainda mais quando você cuida de um site sozinha haha
    Adorei o post! Parabéns <3
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIM, eu já deixei o blog parado ás vezes por desânimo, outras vezes por falta de tempo mesmo e não adianta, sempre volto porque aqui é a minha segunda casa ahaha <3

      Excluir
  44. Opah amei, muito bom este post!! Disseste tudo em tão poucas palavras. Hoje em dia as pessoas só querem criar um blogue para ter coisas e não porque gostam de partilhar com outras pessoas as suas experiências, momentos e tudo mais.

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  45. Que publicação tão verdadeira! Admito que a criatividade seja o pior no meu caso e o essencial é o amor mesmo! Temos de ser verdadeiros e autênticos, sem medos, só assim dará certo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
  46. Oiee!

    Adorei o post! É bem isso mesmo, as pessoas pensam que escrever no blog, mesmo que seja apenas por diversão e não por dinheiro, como no meu caso, não dá trabalho. Ahaaan.... só o tempo que a gente planeja os posts, depois os escreve, aí edita isso, edita aquilo, tem que fazer uma divulgação, tem que tirar fotos, tem que pensar nas postagens nas redes sociais... e tudo isso para, as vezes, nem ter visualizações direito naquilo que tu postou!

    É por isso mesmo que você tem que fazer porque ama... porque dá muito trabalho.

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATO, Jana! A gente nem recebe reconhecimento como deveria, mas faz porque ama mesmo haha <3

      Excluir
  47. Oi
    bloqueio criativos para o blog sempre, tenho, também é difícil lidar com blog, trabalho e estudos, mas me mantenho firme, pois gosto de postar no blog e cuidar dele. Muito bom o poste.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Menina o tanto de gente que eu vejo achando que eu ganho rios de dinheiro kkkkk é de morrer viu.
    Sem contar que o que nós mais passamos é raiva, pq olha te contar o tanto de raiva que me dá as vezes kkk num tá escrito viu!

    segui seu blog ^^
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Ser blogueiro não é tarefa fácil. Sempre a gente tem que pensar em conteúdos interessantes e toma um tempo danado da gente.
    Adorei o post.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  50. Oi Gabs.
    Melhor post rsrs.
    Ser blogueiro não é nada fácil e trazer conteúdo inédito mais difícil ainda quando se tem tantos blogs por ai.
    Mas o importante mesmo é fazer tudo com amor ♥

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  51. Só li verdades.
    Não é nada fácil fazer o que a gente faz.
    Eu mesma vivo com bloqueio criativo e o pessoal acha que é fácil sentar e digitar qualquer coisa (como dizem).
    As fotos eu to rindo do celular colado no teto, não creio nisso. haha
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  52. Seu post é de utilidade pública, haha. Só li verdades Gabs!
    A real é que quem não está nesse meio vê só o resultado de muito trabalho, e de longe tudo parece muito mais glamuroso do que realmente é.
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  53. Não mentiu em nada!! Eu tive que me conscientizar que (apesar de eu ter o AdSense no blog) sou blogueira por hobby, porque demanda muito tempo sim, é extremamente trabalhoso e se fosse meu "ganha-pão" eu não poderia me dar o "luxo" do meu último bloqueio criativo que durou praticamente 2 anos. Ser blogueira não é fácil, precisa gostar muito!

    Beijinhos;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também, Helaina! Queria que fosse meu ganha-pão, mas por enquanto não rola hahah

      Excluir
  54. Oii Gabs.
    Assino embaixo em tudo que você falou. Sou cheia de frustrações, mas faço meu blog por amor. Não existe nada mais que eu goste do que compartilhar meu mundo. Número importam, mas vai além disso. Por isso que desisti do instagram. Se antes era legal, agora não é nada mais que números e sucesso.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah menina, fala isso não, acabei de criar um insta pro blog HAHAH

      Excluir
  55. Couldn't agree more with everything you've said Gabs! Blogging is such a labour of love and a lot goes into behind the scenes. I've struggled a lot with consistency but I've recently come back to it just because I love doing it!

    Sam
    www.sams-wardrobe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exactly, Sam! I'm glad you came back, guess you're like me: can't stay away from blogging hahah

      Excluir
  56. Oi Gab's
    Que post legal. Eu super concordo com o que disse. As pessoas pegaram duas ou três produtoras de conteúdo e decidiram que aquilo é ser blogueira, quando, na maior parte dos casos, quem faz o blog delas é outra pessoa, já que elas estão ocupadas produzindo conteúdo em vídeo. Sei lá, é tudo muito estranho. Eu gosto de dizer que sou produtora de conteúdo, porque é isso que eu faço. Não importa o formato (embora prefira o escrito), o que eu amo fazer é produzir conteúdo bacana.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei esse nome, Lary! Produtora de conteúdo soa mais chique hahahah

      Excluir
  57. Bom dia,
    Tudo bem?
    Este texto ficou muito bom!
    Acho que o maior prêmio que já consegui com o blog foram as amizades, sabe. Claro, já tive parcerias e tal, e realmente, algumas não são vantajosas para o blog.
    Fico um bom tempo escrevendo um post, não o post em si, porque o poema é revisado umas 3x mas para achar uma imagem boa, aquela que você não tem em suas fotos pessoais é bem dificil mesmo.

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, SIM! As amizades que esse cantinho nos proporciona são tudo.

      Excluir
  58. Olá!

    Muitas verdades em um post só hahah' Não é fácil, porém amamos.

    Beijoos

    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  59. Tenho blog desde 2011/2012 e sei muito bem como é difícil, já desisti de tantos blogs (e os exclui). Quando chega o bloqueio de criatividade você só quer jogar tudo pro alto e largar de mão :/
    Quando comecei o blog nem sonhava em ganhar dinheiro com isso, comecei a ser blogueira por amor à escrita, é triste ver que hoje em dia muita gente (muita mesmo) só pensa em grana e plagia na cara dura o conteúdo alheio.
    Beijos! Gravado na Memória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Real, Nanda. Eu já tive dois outros blogs, um com uma amiga e um outro sozinha, que logo virou o Like Gabs e foi só aí que eu me encontrei mesmo.
      Sabe que eu também não? Nem achava que ganhar algo com o blog era possível na época em que criei, mas é muito bom ver que o nosso esforço ganha algum tipo de reconhecimento hoje em dia (pena que isso atrai muita gente que, como você falou, só pensa em grana e não em conteúdo)

      Excluir
  60. Que post incrível... disse tudo! Hoje em dia o que a gente mais vê é isso, gente criando Blog para ganhar ingresso para feiras de beleza e Press Kits de marcas famosas, tiram foto meia boca dos recebidos e pronto, nem usar usam... está cada vez mais difícil... quem continua no meio, realmente está porquê gosta!

    Beijos...

    >>Blog da Gio<<

    ResponderExcluir
  61. Ameeeeeeei o post !! Acho que toda pessoa que pensa em ter um blog deveria ler isso antes de começar. A maior ja acha que vai começar ganhando dinheiro facil, rsrss aiai
    Beijos,
    www.paaradateen.com
    youtube.com/LuanaAndradeVideos

    ResponderExcluir
  62. Lindo seu post! Senti admiração por cada palavra e concordo muito. Inclusive, já pensei em largar o meu tantas vezes que perdi a conta. Mas, você esqueceu uma nona coisa: ser blogueira de verdade vicia.
    É raro eu não comprar algo que pense em uma boa resenha ou em como vou dividir com quem me segue, e quando amigos ou desconhecidos vem pedir minha opinião, fico mais feliz ainda, é mais significativo do que ter 10 mil seguidores vazios.

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
  63. Me identifiquei com o truque das fotos... tão eu, rsrsrs. Se eu te falasse o que eu já fiz pra captar uma luz boa, rs. E pra blogar, realmente tem que amar muito! sem amor não dura um mês, rsrsrs...

    www.blogflorescer.com

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  64. Oi Gab, achei seu post super valioso, especialmente para quem quer começar algo agora. É muito comum as pessoas acharem que, por ser "blogueira" você recebe convite para um monte de lugar lindo e vive recebendo presente. As coisas não são bem assim. Bem como você falou, minha vida é super normal e corrida, e quando paro para fazer algo pelo blog, tô tão cansada, mas faço porque gosto mesmo, e or amor ao meu cantinho. Mas dá trabalho pesquisar para fazer um post legal, e muitas vezes as pessoas nem leem. Tenho frustração todo ano com parcerias com editoras (meu blog é literário), pois sempre sou deixada de lado por ter poucos seguidores. Mas tenho leitores que não seguem oficialmente o blog, que me dão muito mais retorno que os que estão lá cadastrados. Como você mesma disse, ter um blog, mesmo que por hobbie, dá um trabalho imenso e não é todo mundo que está disposto a ter tudo isso. Fora as pessoas que insistem em dizer que são "blogueiras", mas nem blog tem. Isso é o mais chato de tudo... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  65. Só li verdades e faço das suas as minhas palavras! Ser blogueira está longe de ser um carrossel encantando cheio de fadas, sereias e unicórnios. Mas é gratificante, uma vez que a gente tem consciência de tudo isso que você apontou, e principalmente a questão de fazer por gostar.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  66. Olá Gabs,
    Amei seu post! Vc colocou os pontos principais, com certeza! Realmente exige tempo, dedicação, investimento e com certeza muito de nós mesmos.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 LIKEGABS | Por Gabriela Soares , Blogger