18 janeiro 2019

RESENHA | Um de nós está mentindo (Karen M. McManus)

O One Of Us Is Lying ou Um De Nós Está Mentindo foi um livro de primeiras experiências: além de ser a primeira vez que eu tive contato com suspense juvenil, foi a minha primeira vez lendo um livro totalmente em inglês, por isso já aviso que tenho muita coisa pra falar hoje, tá?
SINOPSE: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.
"- Ela é uma princesa, e você, um atleta [...] Você é um crânio. E também um criminoso. Vocês todos são esteriótipos ambulantes de filmes de adolescente."
Um De Nós Está Mentindo gira todo em torno de 5 adolescentes: Simon, o dono de um aplicativo de fofocas sobre os alunos da escola Bayview High, Addy, a patricinha, Browyn, a nerd, Nate, o encrenqueiro e Cooper, o atleta. Todos completamente diferentes entre si, mas que acabaram juntos numa tarde de detenção. Até aí tudo bem. O problema acontece quando Simon é envenenado e aí só quatro deles saem com vida dessa sala de aula e, além de serem as únicas testemunhas do ocorrido, Browyn, Nate, Cooper e Addy seriam os alvos das próximas fofocas no blog do Simon, o que daria a cada um deles um motivo especial para querer ver o colega morto e, consequentemente os torna os principais suspeitos do assassinato. A pergunta é: será que foram eles mesmo ou seria isso parte de um plano maior de um assassino á solta? Até porque graças às fofocas que postava, Simon era odiado por muitas pessoas da Bayview High, então quem garante que os quatro fizeram isso? E afinal, quem está mentindo?

"- Todo mundo tem segredos - diz ele. - Certo?"
Esse livro me pegou de surpresa. Eu ainda não tinha ouvido na história e comprei porque eu queria muito treinar o inglês e esse foi o que mais me chamou atenção. Comecei devagarinho por causa do idioma, mas assim que me acostumei, foi fácil de me apegar ao livro. No início todo mundo parece muito suspeito, até que a gente vai descobrindo as coisas e o quebra cabeça se encaixa. 

"Mas estou começando a me dar conta de que há coisas que são impossíveis de serem desfeitas, não importa o tamanho das boas intenções."
A história ocorre de forma cronológica (a gente sabe até a hora em que o que está acontecendo, acontece) e possui narrativas intercaladas. Ou seja, cada personagem ganha algumas páginas dentro de cada capítulo pra apresentar o seu ponto de vista sobre momentos diferentes, o que eu achei ótimo, assim além de sabermos o que todos sentem e pensam, também vamos nos dando conta das pistas junto com cada um deles e é por isso que a história acaba se encaixando tão direitinho. Isso contribui pra leitura fluir. Pra cês terem uma noção, eu cheguei a ler mais de 100 páginas só enquanto andava no ônibus nas idas e vindas da faculdade pelo simples motivo de que eu literalmente não conseguia esperar até chegar em casa pra dar continuidade no livro. Ponto pra autora! E por falar nela, a escrita, mesmo em inglês, foi bem simples e fácil de compreender, então imagino que eles também tenham seguido essa linha na tradução. A diagramação tá bem simples, nada de mais e nada de menos, e pelo que eu vi, a versão brasileira é mais bonitinha.

"Não confiamos uns nos outros, isso é bastante óbvio."
Maaas apesar de ser um livro instigante, os motivos e os segredos não são lá essas coisas e isso me decepcionou bastante. Acho que por se tratar de um livro mais juvenil não dá pra se esperar enoooormes motivações por trás do mistério. Eu achei algumas coisas bem bobinhas porque eu tentava arranjar pistas em absolutamente tudo (olha o que você me fez fazer, Pretty Little Liars) quando, na verdade, as coisas eram mais simples do que eu imaginava e as pistas realmente não estavam lá. O que, sim, acaba deixando o livro bem lento em alguns momentos. Mas me colocando no lugar dos personagens, dá até pra entender porque quando a gente tá no Ensino Médio (alá a velha falando HAHA) tudo parece maior do que realmente é e quando o nosso psicológico tá abalado as coisas perdem o sentido  mesmo. De qualquer jeito, não posso dizer que não fiquei surpresa com o desfecho. Sim, eu descobri o que aconteceu um pouquinho antes deles, mas duas revelações no meio de tudo isso me chocaram real e me fizeram ficar boquiaberta no meio do ônibus lotado HAHAH. Com os personagens também rola um envolvimento (tanto entre eles, quanto da gente por questão de se apegar mesmo) e certa evolução.

"As coisas pioram antes de melhorar. - Comenta ela placidamente - É assim que funciona."
Enfim, depois de falar tanto eu só posso dizer que, se você curte esse estilo de mistério mais adolescente (do tipo Pretty Little Liars, Riverdale e afins): vai fundo! Pra quem gosta, é uma leitura bem legal de se fazer, tem romance, mistério e assuntos típicos dessa fase em que estamos nos descobrindo (inclusive acho super a cara de série teen, alô Netflix). Agora, pra quem já passou dessa fase eu tenho que dizer: se você tá esperando planos chocantes e maquiavélicos, talvez você queria repensar. Agora me contem, quem aí já leu e quem aí pretende (ou não) dar uma chance?

104 comentários:

  1. Sem dúvida que daria uma chance (em português), pois achei bem interessante o livro e ainda não tinha lido nenhuma resenha ou ouvido falar dele. Gostei mesmo, obrigada pela sugestão :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabs
    Eu gostei tanto por causa de parecer com PLL, se bem que PLL é muito mais macabro hasuahsau muita gente não curtiu foi o final, pra mim o livro foi bom do início ao fim, apesar dos personagens não serem tão interessantes, exceto o Nate.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai SIM, saudades PLL haha acho que lembra mais as primeiras temporadas da série, né? E realmente, o Nate é o mais interessante hahah

      Excluir
  3. esse é um dos livros que está na minha lista pra comprar pra minha filha. aproveito e leio tb rsrs
    beijinhos.

    blog: https://adeliadanielablog.blogspot.com/2019/01/um-defeito-de-cor-ana-maria-goncalves.html

    Insta: @adeliadaniela

    ResponderExcluir
  4. Eu já estava pensando em a Netflix produzir essa série e você falou. Ia ser bem interessante.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei de ler A Mulher na Janela e estou agora viciada em livros de mistérios que deixam a gente com cara de interrogação e querendo descobrir verdades. Já conhecia a sinopse deste livro e fiquei muito curiosa em lê-lo, porém, já passei da fase teen então talvez não seja uma leitura que eu vá morrer de amores, porém, quero sim ler e dar essa chance, inclusive, já esta na minha listinha do skoob.
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, tô LOUCA pra ler um mistério mais sério e essa me pareceu uma ótima dica, Maah. Vou colocar A Mulher na Janela na minha wishlist

      Excluir
  6. Esse livro está na minha wishlist à muito tempo! É um daqueles livros que quero mesmo ler, mas ainda não consegui comprar! E parabéns por ter lido o seu primeiro livro em inglês, uma das minhas metas este ano também é ler mais em inglês para ficar mais fluente na língua!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, lindona! Lê sim, é maravilhoso e quando você vê, you're reading! HAHAHAHHA (desculpa CCAA por roubar a propaganda, não me processem)

      Excluir
  7. Oii Gabs

    Lendo sua resenha eu fiquei super empolgada, porque a sinopse da história nos deixa muito intrigados com o que pode ter acontecido. Mas quando você falou sobre o livro ser mais jovenzinho, com dramas mais adolescentes mesmo e tal, meio que me desanimou.

    Você citou Riverdale, que eu amo, então se for nesse estilo, eu super consigo ler. Mas eu fico meio que com um pé atrás porque eu li recentemente um livro direcionado a esse publico mais "Ensino Médio" e fiquei bem decepcionada, por não se encaixar no tipo de leitura que estou acostumada...

    Então, sei lá!

    Mas adorei a resenha, parabéns!!

    Bjão ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que o tom de Riverdale é um pouco mais sombrio, né? Igual PLL. Eu acho o livro mais água com açúcar do que as séries hahaha mas acho que talvez tu goste, dá uma chance, Jana!

      Excluir
  8. Menina, eu adorei a sua resenha, porque queria saber se esse livro é tudo o que o marketing dele diz que é. A ideia de lê-lo em inglês me pareceu interessante tbm, principalmente para os meus alunos.
    Vou ver se acho por aqui.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a leitura bem fácil, Fê! Vê mesmo, acho que vão gostar.

      Excluir
  9. mt legal conhecer esse YA, parece uma leitura bem gostosa que com vc disse tem de tudo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Young Adult! Tá aí um termo que tenho que aprender pras próximas resenhas hahaha

      Excluir
  10. Já tinha ouvido falar deste livro e estou bastante curioso para o ler.
    Bela recomendação!

    https://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é incrível, eu ainda não conhecia ele!
    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  12. Parece uma história incrível, adorei ficar conhecendo
    Beijos
    www.opsquerida.com.br
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha, essa história tinha tudo para ser boa, uma pena não terem desenvolvido bem o livro!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até acho que desenvolveram bem, mas o público era outro, sabe?

      Excluir
  14. Lembro-me bem de como era ler em inglês, no início de meu aprendizado; fui pegar logo um livro dificinho pra testar e ñ me dei muito bem rs
    Tudo foi bem lento, consultava dicionário toda hora mas depois isso foi mudando (o dicio. automático do Kindle ajudou bastante) e hoje leio com fluência.
    Que bom que esse livro foi bem simples de entender e com a trama simples; isso certamente vai melhorar seu inglês ainda mais. Prefiro tramas mais bem elaboradas e tal, mas esse livro me lembrou o estilo do Pedro Bandeira, que também é teen e bem legal de se ler.
    (o livro q estou escrevendo tem alguma coisa sobre Pretty Little Liars..!!)
    Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah eu leio mais pra ter contato, sabe? Já parei o curso há um tempo e morro de medo de esquecer da língua, Deus me livre tanto estudo pra isso! Jurei que ia viver com dicio, mas li bem de boa sem ele, só tranquei em algumas palavras mais difíceis mesmo e fiquei bem orgulhosa, pretendo ter essa experiência mais vezes, foi tão bom! E não conheço o Pedro, vou pesquisar sobre. Obrigada pela dica, Linconln!

      Excluir
  15. A minha estante é cheia de livros assim! Me lembro que quando eu peguei muito o ritmo da leitura na adolescência, lia sem parar séries como Pretty Little Liars, que se passavam no ensino médio e tinham algum mistério. Cheguei a ter coleções aqui, socorro!
    Eu gosto de ler em inglês, é ótimo pra praticar. Indico os livros da Sarah Dessen, são bem gostosinhos de ler em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA SIIIIM! Que saudade de ler esse tipo de livro um atrás do outro! E obrigada pela dica, Ana. Vou pesquisar os livros dela!

      Excluir
  16. Caramba, essa semana mesmo estava falando com uma amiga e pedi indicação de um livro pra ler em inglês que não seja com uma linguagem muito difícil. Esse post veio na hora certa, hahah. Vou tentar acha-lo em alguma livraria por aqui ou baixar em epub (sorry).

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tu vai amar a experiência, Ias! Achei que ia ser super difícil, mas foi uma experiência muito legal, espero que tu goste.

      Excluir
  17. Olá Gabriela,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, me deixou super curioso e já vai para a minha lista....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. OI gab
    Se é um livro juvenil estou fora!!!
    Mas esses livros são óptimos para criar hábitos de leitura nos mais novos!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabs!

    eu já estava louca para ler esse livro, imagina agora.


    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de histórias com narrativas intercaladas, não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa, vou adicionar à minha lista de leitura :)

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabi, tudo bem?
    Esse foi um dos livros que eu mais amei ler no ano passado, adorei a narrativa, que nos prende do início ao fim...
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  22. Ola Gabriela! Achei muito giro e interessante. Tenho de ler este livro.
    Invítote a passar pelo meu blog. Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Eu li esse livro ano passado e amei, confesso que achei os segredos muito leves também, só que a experiência de leitura foi ótima
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi,Gabs!
    Eu adoro ler livros em inglês para treinar e não esquecer tudo o que a gente já aprendeu.
    Estou doida para ler esse livro desde que lançou, já que todo mundo fala super bem.
    Pena que a motivação não foi lá grandes coisas, mas eu via Pretty Little Liars, então estou acostumada, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, melhor método de treino! Eu também via PLL (saudades inclusive aaa), mas as séries ainda tem uma pegada mais sombria do que o livro, saca? Esqueci de colocar isso na resenha HAHAH

      Excluir
  25. Oláá minha lindaaa!
    Adorei sua resenha, achei bem interessante!
    Beijinhos, fica com Deus. ♥
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi! Tudo bem?
    Eu ainda não li, mas sua resenha me deixou curiosa (resenha muito bem escrita por sinal. li rapidinho mesmo você tendo falado que o texto era grande). Acho que se tiver com esse livro vou ler, mas apesar de saber inglês, vou preferir ler em português mesmo.

    Beijos;

    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber disso, Helaina! Sempre tenho medo de as resenhas ficarem entediantes, então obrigada pelo feedback <3

      Excluir
  27. Ainda não li, mas já o tive nas mãos para comprar :)

    https://quase-italiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Arrasou no livro inglês.
    Confesso que não conhecia o livro, mas parece bem legal.

    Esse ano comprei a serie hush hush para ler em inglês, let's try.

    Ótimo final de semana Gabs
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar desse, Rapha! Não sei muito bem do que se trata, mas vou esperar a resenha no My Life, viu?

      Excluir
  29. Oie!
    De inicio esse livro chamou muito a minha atenção, mas ouvi umas críticas e não sei se esse livro seria para mim. Você citou Riverdale e apesar de eu gostar dessa série, eu me irrito muito com a burrice deles as vezes hahaahaha E acho que essa questão do Ensino Médio me deixaria irritada. Ademais, parece ser uma ótima indicação para adolescentes.
    Parabéns por ter lido tudo no inglês, arrasou!
    Beijos
    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA SIM! E os personagens do livro são meio burros também, viu HAHAHA

      Excluir
  30. Já ouvi falar imenso desse livro, tenho de ler!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
  31. Tem mesmo muito cara de série teen, adoro coisa com pegada misteriosa! Fiquei curiosa pra saber quem é o culpado! Livros são os melhores amigos na hora de aperfeiçoar o inglês, né??

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. GABS EU TE ADORO MULHER <3
    Li esse livro na primeira semana do ano e acabei no mesmo dia HUASHUASHU, achei sensacional mas com alguns pontos (bem parecidos com os que vc citou), achei os motivos meio rasos, mas na metade eu já tava desconfiada do que tinha acontecido, só que esses personagens cheios de camadas me deixavam confusa HAHAH
    Achei a leitura bem fluída, que faz refletir, gostei do arco dramático de alguns e admito que senti muita falta quando acabou porque eu só queria um Nate sabe.... HUASHUASHUA
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBÉM TE ADORO ANA hahaha
      Meu, exatamente! Os motivos são mega rasos, mas o livro nos prende de um jeito inexplicável, vai entender. Nate, estamos disponíveis HAHAHAH

      Excluir
  33. Não conhecia, parece ser uma leitura bem gostosa.

    Blog S.O.S Pedro

    ResponderExcluir
  34. Já li e sinceramente esperava muito mais, achei até um pouco previsível, o que para uma história destas é um ponto meio que negativo, mas no geral foi uma leitura ok.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  35. Amei seu blog <3
    https://blogtotalmentediferente.blogspot.com
    https://www.youtube.com/channel/UC7xBD7zTSmXnJ9Y13mMlXhg

    ResponderExcluir
  36. Gabs, adoro o gênero, mas por ser mais teen, isso me desanima um pouco kkkkk. E ainda mais que o segredo não é lá essas coisas, não sei se daria uma chance ao livro kkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Pathy, eu adorei a experiência da leitura porque me prendeu, mas confesso que se soubesse que o segredo era sem graça assim, talvez não tivesse lido também ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
  37. Oi Gabs,tudo bem?
    Nossa que legal você ter lido um livro em inglês,não cheguei nesse nível ainda. kkkk
    Mas pela sua resenha deve ser aqueles livros que a gente nunca esquece.
    Beijos
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  38. Great post and photos!
    Have a lovely day!

    Tsukiakari from murasakiiroanu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Só esse trecho da sinopse já chama atenção "Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus." hehehehe
    Bacana que é em inglês heim, que chique haha. Eu preciso urgente melhorar o meu inglês, mas aff tão difícil :(
    Imagino mesmo que o porque do assassinato não seja lá grandes coisas, por ser um livro juvenil e tals.
    Mas pelo visto num geral é bem legal né? Gostei :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, a sinopse (e a capa eu também acho) são mega convidativas haha. Eu achei que ler em inglês foi uma ótima maneira de melhorar, mas tem vários canais no yt bons pra isso também, Val. E siiim, no geral é bom!

      Excluir
  40. Eu acho que não dá pra esperar grandes motivações e explicações pela ação de adolescentes imaturos, como vc disse e eu super concordo, quando estamos no ensino médio fazemos tempestade em copo d'água, tudo é o fim do mundo, haha.
    Sabe que esse livro está na minha lista de futuras leituras a MUITO TEMPO, por que eu amo suspense e thriller psicológico, maaaaas, o livro nunca está num preço acessível ao meu bolso, haha.
    Amei a sua resenha, bem completinha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Temos que relevar por ser bem juvenil, né? Eu comprei porque nesse dia tive desconto HAHAHAH e obrigada, Leslie <3

      Excluir
  41. Que bacana, o livro parece ser maravilhoso.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  42. Parece muito bom o livro, gostaria de ler
    Beijosss
    www.opsquerida.com.br
    instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  43. adorei a resenha, gostei bastante de ler, parece um otimo livro. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Hey Gabs! Tudo bem?
    Só vejo elogios desse livro... E meus parabéns pela leitura em inglês!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  45. Oi Gabs,

    Na época que esse livro lançou foi um alvoroço de todo mundo que fiquei curiosa para ler. Mas o tempo foi passando e minha curiosidade diminuindo.
    Mas ainda quero ler e conhecer o mistério que o livro trás.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  46. Já li este livro e adorei! Agarrada desde o inicio e o final é tão inesperado :D

    3200 Degrees ♡ // Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu achou, Ana? Eu gostei bastante, mas achei o mistério fraquinho

      Excluir
  47. Oi Gabs.
    Eu li esse livro e acabei gostando bem pouco. Apesar da boa premissa, para mim só valeu a pena pelas reflexões.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  48. Eu nunca li esse livro, mas me lembrou as séries netflix que eu amo/sou viciada.
    Amo elite, amo riverdale e essas coisas.
    Se eu fosse ler com certeza iria gostar.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo muito também, mas elas são bem mais elaboradas, viu? hahahah

      Excluir
  49. Gostei, parece ser misterioso e envolvente. Ótima dica ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  50. Do jeito que eu gosto! Adorei a indicação, parece ótimo.

    http://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 LIKEGABS | Por Gabriela Soares , Blogger