01 fevereiro 2019

PRA VOCÊ | pratique a gratidão com o pote da felicidade

Ei, tudo bem por aí? Hoje vamos falar sobre a tal da gratidão que, em 2018, foi uma das palavras mais usadas nas redes sociais e eu falo isso com tranquilidade: eram inúmeras as legendas e textões good vibes que a citavam. A internet se deu conta, de uma vez por todas, de que ser grato é algo que muda as nossas vidas. Mas não é tão fácil assim. Saber que a gratidão é algo incrível é diferente de colocá-la em prática, principalmente porque o nosso cérebro tende a lembrar das coisas ruins bem mais do que das boas, não importa se várias coisinhas boas aconteceram no seu ano, se não rolar uma ajudinha, a gente tem tendência a lembrar só do que nos fez chorar. 
gra·ti·dão (latim gratitudo) subs. feminino
1. Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, em relação ao autor. = RECONHECIMENTO - DICIONÁRIO PRIBERAM
A dica de hoje então vai ser um exercício chamado Pote da Felicidade pra te ajudar a praticar o agradecimento. É uma atividade bem legal e que já colocou muitos sorrisos no meu rosto, então acho legal compartilhar, né? Eu lembro que ele fazia muito sucesso alguns anos atrás, eu por exemplo, fiz o meu primeiro potinho em 2013, seguido por 2018 (que eu parei na metade por pura preguiça, não sigam o meu exemplo). O legal é que até hoje quando eu leio alguns papeizinhos de 2013, tudo ainda aquece o meu coração.

esse livro lindinho aí atrás é o Por Todas Nós, da Ellora Haonne.

Esse é o exercício mais simples do mundo, cê só vai precisar de um potinho (ou uma caixinha, o que você tiver aí) e de papeis/post its. Todo dia você chega em casa e escreve algo que te fez sorrir naquele dia específico, enrola e coloca o papel dentro do potinho e voilá. No fim do ano você vai ter um compilado de momentos bons. Amor dentro do pote que fala, né?


Tá em dúvida do que escrever? Só abre o coração, migx! A ideia aqui é perceber que a nossa felicidade aparece nas pequenas coisinhas: seja numa mensagem, numa conversa na fila da padaria, num elogio qualquer ou até mesmo numa música, num abraço, numa sensação. É reconhecer que todo dia nos proporciona algo pelo qual vale a pena agradecer. E mesmo que pareça que algum dia inteirinho foi ruim porque a vida tem dessas, estar acordado e respirando já é algo. Ter comida na mesa, uma cama quentinha. São coisas tão normais nas nossas vidas que a gente esquece, ás vezes, que nem todo mundo tem tamanho privilégio.

"Noite do hambúrguer com as minhas meninas" escrito porcamente com uma péssima letra, mas de coração hehe
 Eu costumo abrir o meu potinho no último dia do ano e reler tudo aquilo que me fez bem. Mas fica a seu critério, acho que ler esses bilhetinhos em momentos de tristeza ou de crise também é algo muito válido: juntar vários momentos que nos fizeram sorrir não tem erro, é um potinho cheio de amor e amor nunca é demais. Agora me contem aí nos comentários o que acharam e se vão fazer também, quero saber!

VEJA MAIS:
TEXTO | falando sobre erros
BDAY | 20 coisas que aprendi com 20 anos
Me acompanhe também nas redes sociais:

110 comentários:

  1. Olá olá!
    Ja tinha visto no Pinterest este tipo de coisinhas e adorei agora o com o teu post deu-me
    Vontade de ter um também ehehe vou experimentar <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, espero que seja uma experiência boa pra ti, Marta!

      Excluir
  2. Eu e meus primos fizemos um caderno uma vez mas nunca colocamos a ideia pra frente.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Meu deusss! Como eu não fiz um desses ainda?! Por vários dias me pego triste ou desanimada com a vida e acho que isso é uma maneira linda de guardar bons momentos e mostrar que mesmo nas dificuldades, gestos pequenos podem nos trazer alegria. Vou aderir, já já!
    Beijo e obrigada pela dica <3


    www.simonemagnus.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee!

    Já conhecia essa ideia, mas ainda não coloquei em prática. Só de pensar nessas pequenas coisinhas que enchem nosso coração, eu já fico querendo fazer, mas ainda não tive coragem kkk
    Fora que deve ser muito gostoso reler isso tudo no final do ano, e se sentir ainda mais grato por tudo o que passou...

    Bjus ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, faz logo! É bom demais e super aquece o coração

      Excluir
  5. Oi
    eu ia começar a fazer um desse no ano passado, mas tinha desistido agora fiquei com vontade. Uma vlogueira que assisto também falou que para ela um potinho/caixinha da gratidão fez diferença.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabs
    Eu amei a ideia! Tinha que fazer algo do tipo porque ultimamente eu ando muito desanimada com algumas coias, então acho que vou usar sua dica. Beijão!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Gostei da ideia, acho que vou fazer um em casa e outro no trabalho ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. olá! tudo bem, menina linda?! seu blog é encantador. eu adorei a idéia e vou colocar em prática. um beijo enorme com o desejo de um domingo glorioso seguido de uma semana regadinha de muitas alegrias💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu anjo! Que bom que gostou da dica, espero que te ajude a ver os dias mais bonitos! <3

      Excluir
  9. Oi Gabi
    amei a sua ideia, é claro que eu farei.
    Gente, como eu preciso de algo motivador assim, pois eu tenho a mania de me apegar mais as coisas ruins do que as boas. Achei tão lindo os papeizinhos assim todos coloridinhos. Com certeza eu farei.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que bom que gostou, Ka! Faz sim, aquece o nosso coração <3

      Excluir
  10. Haha, eu tô com essa ideia desde o ano passado, só falta eu pô-la em prática mesmo huahsuahsu Mas a forma que tu descreveu, dizendo que ñ precisa ser uma caixa muito elaborada e tal, me fez mais disposto a fazer..!
    Ah, amanhã às 18h vai rolar uma postagem no meu blog que vai abranger o budismo.. lembro-me que tu tinhas interesse no assunto.
    Beijos!

    www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
  11. Que ideia maravilhosa!!!! Já tinha visto falar sobre o pote da gratidão mas nunca pesquisei a respeito. Amei saber mais sobre essa dica maravilhosa ♥
    Quem saiba eu faça esse ano rs

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
  12. OOi Gabi, tudo bom??
    Eu já tinha visto essa ideia, mas nunca consegui ser "curta" nas minhas palavras, então eu queria escrever pelo que eu fui grata e descrever tudo, só que aí eu acabava fazendo uma redação hahaha. Então o que deu certo para mim foi um caderno, como um diário mesmo.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Antes do meu filho nascer eu agradecia, mas não era ''de verdade'', era só da boca pra fora. Hoje em dia e principalmente por causa da célula que nós fazemos, eu me aproximei muito mais de Deus e eu sou grata há ele por tudo e todos os dias de alguma forma eu sempre digo, gratidão meu pai amado <3
    Adorei seu post!

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é esse agradecer da boca pra fora, já fui muito assim também e quando a gente começa a ser grata de verdade, vemos que é faz uma baita diferença na nossa vida, né?

      Excluir
  14. I love this idea so much. It would be so nice to read all the great things that happened at the end of the year.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  15. Nunca fiz o potinho, mas acho bem bacana a ideia! É bacana poder relembrar esses momentos (que na maioria a gente esquece, pois só lembra de coisas grandes). ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  16. Adoro muito essa ideia, comecei em 2016 e desde então sinto que sou uma pessoa muito mais grata por tudo. Linda dica e super útil! Amei!

    Grande beijo, Franci.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  17. eu preciso mesmo praticar minha gratidao, tenho o habito de reclamar mt eacho essa ideia do pote maravilhosa para ter sempre algo a agradecer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  18. Ser grata por tudo é muito importante, desde pequenas coisas até aquelas grandes conquistas.
    Confesso que eu não tenho empenho pra fazer esses papeizinhos, mas agradeço no meu caso, a Deus todos os dias por tudo o que acontece.
    A sensação é realmente incrível ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu agradece até no blog, né Val? Acho lindos os posts do Thanks For The Memories <3

      Excluir
  19. Oi Gabs, tudo bem?
    Acho essa ideia muito fofa e vou aplicá-la na minha formatura. <3
    Mas, pro dia a dia, não consegui fazê-la. Tentei há uns 2 ou 3 anos, mas eu sempre acabava esquecendo de escrever, sabe? Aí começou a perder um pouco o sentido pra mim e eu desanimei. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, aconteceu o mesmo comigo ano passado, comecei e fiz só até a metade. Uma pena porque eu fiquei lembrando como foi legal em 2013 e aí super me arrependi hahaha vou tentar fazer de novo!

      Excluir
  20. Uma excelente ideia para pôr em prática! Deve ser muito bom o sentimento de reler o nosso momento de gratidão passados meses de o viver ou escrever! Sermos gratos por tudo o que temos ajuda-nos a encarar o mundo com uma perspectiva mais positiva!
    Obrigada pela visita no meu blog :)
    Beijo e boa semana

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhosa a sensação de relembrar esses momentinhos <3

      Excluir
  21. Essa dica é sensacional! Preciso fazer o meu o quanto antes.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  22. Que ideia bacana, achei super legal. Fiz um parecido com esse, mas foi de presente para meu namorado, eu escrevi "Eu te amo porque..." e ai completei a frase com várias coisas.

    Ótima semana Gabs
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. AAA obrigada, sua linda! Que bom saber que tu gosta do meu cantinho <3

      Excluir
  24. Amei seu post, quando a gente é grato tudo ao nosso redor parece ter sentido, valorizamos cada suspiro, cada conquista, enxergamos a vida de uma forma mais bonita!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Gabs, tudo bem?
    Ah que post mais lindo! <3
    Sabe o que me ajudou muito em 2018? Escrever todas as coisas boas que aconteciam por dia (mais ou menos igual o pote) e depois no final do ano eu li novamente... É incrível como as vezes esquecemos de um monte de coisas e só focamos nas ruins né? Isso é mega importante!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_k8kTcGSDeQ&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É basicamente o mesmo método, né? Atingindo o objetivo de agradecer mais, qualquer forma tá maravigold hahhaah <3

      Excluir
  26. Oie Gabs, menina que bacana essa ideia, amei e já quero fazer meu potinho da gratidão *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  27. Já tentei fazer isto e não consegui acabar. Deu-me um ataque de pânico e parti o pote e tudo! Mas praticar a gratidão é mesmo das coisas mais importantes na vida.
    Não sei como ainda não te seguia, adoro o blog, beijinhos grandes <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sua linda, obrigada! Que bom que gostou do meu cantinho, seja bem vinda! <3

      Excluir
  28. Praticar a gratidão muda sua vida, quanto mais grato, melhor sua vida será. Eu não
    consigo fazer o pote porquê eu fico ansiosa e acabo querendo ler logo!
    https://umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Gabs, eu já tinha visto essa ideia do pote da gratidão no Pinterest, e achei a dica incrível. As vezes o nosso dia pode ter sido um dos piores, mas com certeza sempre teremos algo a ser grato, adorei seu post.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. ótimo exercício! realmente é muito difícil enxergarmos as coisas boas a nossa volta, a muito mais fácil vermos defeitos! o bom que a internet tá ajudando a mudar isso!

    https://adeliadanielablog.blogspot.com/2019/02/tbr-fevereiro.html

    ResponderExcluir
  31. Que ideia bem legal, gostei, pena que sei desde já que poderia fazer o potinho, mas não ia cumprir nem metade.
    Contudo, esta também foi a palavra eleita por mim o ano passado, Gratidão a Deus, a Tudo o que me rodeia e sobretudo, a Gratidão a vida :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  32. Oi Gabs,tudo bem?
    Teve um ano que comecei a fazer esse pote da felicidade,mas não terminei...ahahaha joguei tudo fora.
    Beijos
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA ah Carol, em 2018 eu parei no meio mas não joguei fora não, dá pra relembrar os momentos bons do mesmo jeito!

      Excluir
  33. Eu fiz um pote de gratidão durante quase 5 anos, não escrevia todos os dias, escrevia quando era um momento muito gostoso mesmo que simples, como "comi meu hambúrguer favorito"
    Daí nele tinha muita coisa do meu ex, acabei jogando tudo fora, nem separei nenhum bilhete, eu só joguei tudo fora mesmo ):
    E agora quero voltar a fazer, você fez morrer de saudades deste momento!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Steph! Mas dá pra entender, né? Tudo na hora da raiva haha o bom é que nunca é tarde pra recomeçar ;)

      Excluir
  34. Houve um ano em que eu também fiz um potinho com bilhetinhos, e eu percebi que era interessante não só ler os bilhetes no fim do ano, mas era legal também escrever os bilhetes e observar as coisas legais que aconteceram naquele dia. No ano passado eu separei uma parte do meu Bullet Journal apenas para escrever sobre coisas que eu sou grata, tenho feito o mesmo nesse ano, não escrevo todos os dias, mas é como um diário de gratidão.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, acho o ponto do exercício é esse: todo dia exercitar pensar nas coisas legais que aconteceram, mesmo que pareça que o dia não tenha sido tão bom. E sempre tem algo de bom, né? <3

      Excluir
  35. Ahh eu tinha um potinho desses, a ideia é ótima e ajuda muito
    Beijos
    www.opsquerida.com.br
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  36. Eu amo esses potinhos!!! Acho a coisa mais linda do mundo e ajuda a olhar com gratidão para o passado, quando estamos enfrentando um momento ruim. Amei a ideia e o post, Gabs.

    Beijos, espelho do Reino <3

    ResponderExcluir
  37. ;D

    Gabriela! Adoro o objetivo do Pote da Felicidade. Preciso fazer, pois ando muito negativa com as coisas!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  38. Bem pensado, vamos tentar fazer algo igual, pareceu super bem!!

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  39. Oi Gabs, essa ideia do potinho é muito legal!! Ser grato é muito importante
    Beijos,
    www.paaradateen.com
    youtube.com/LuanaAndradeVideos

    ResponderExcluir
  40. Amei essa ideia, é tão bom ter algo para lembrar dos momentos bons, já quero fazer.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Eu amei a ideia, achei simples e rapido, e muito lindo. Pelo simples fatos que esquecemos muito dos momentos bons e sempre lembramos rapido das coisas que nos entristece.

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Sempreee vejo as pessoas fazendo esses potes e eu sempre tenho vontade de fazer!!
    Acho isso incrível <3 precisamos ser mais gratos pelas pequenas coisas do dia a dia...

    http://www.apequenaka.com/2019/02/as-pecas-mais-bacanas-que-eu-encontrei.html

    ResponderExcluir
  43. Essa ação é muito bacana de se fazer em vários momentos da vida, porque ele nos faz lembrar de coisas que deixamos passar, com a correria da vida achamos que tudo é tão normal e esquecemos de valorizar e ser grato, eu não faço no pote mas gosto de listar uma vez no dia algo que encheu meu coração de amor! Amei o post Gabi!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, cê faz a mesma coisa mas de outro jeitinho, tá valendo! <3

      Excluir
  44. Oie!
    Ahhh, que coisa mais linda! Realmente gratidão foi a palavra de 2018, e não duvido que seja desse ano também. Adorei a ideia, não tenho o costume de fazer essas coisas porque sempre acabo me esquecendo. Eu costumava escrever cartas para mim mesma e abrir só no final do ano, mas isso é bem diferente de gratidão. Enfim! Adorei a ideia, acho que abrir quando estiver triste deve dar uma sensação muito boa.
    Beijos!

    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAA eu quero muito fazer uma carta aberta pra mim e postar aqui mas sempre acabo esquecendo, obrigada por lembrar hahaha

      Excluir
  45. Oi Gab!
    Eu achei bem legal a dica! Gratidão faz muito bem... Gostei, vou vê se acho um pote por aqui pra fazer.

    Beijos
    Amei seu blog e vou te seguir por aqui

    https://garotadoscremes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, Glaucia! Se não tiver pote, pode ser numa caixinha ou até mesmo um caderno, viu? O importante é a ação ^^

      Excluir
  46. Não irei fazer por preguiça mesmo, mas acho a ideia a coisa mais fofa de sempre. ❤️

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  47. Eu adorei! Quero fazer assim que eu reformar meu quarto, pois estou sem espaço pra nada!!! <3

    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  48. Eu AMEI a ideia, haha. Eu adoro coisas fofinhas assim, eu lembro que escrevi uma carta lá pra 2011 pra eu ler em 2016 e morri de rir das mudanças. Vou tentar ser mais grata as coisas e fazer esse potinho. Adorei a dica!

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou louca pra escrever uma cartinha dessas, vou tentar fazer agora em 2019 pra ler no futuro <3

      Excluir
  49. Eu comecei meu potinho em 2017 e tenho até hoje, ainda não abri e esqueci de anotar mais coisas. Mas não vou esperar o fim do ano para abrir, qualquer dia desses vejo.

    http://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Ai adorooo a ideia! Que coisa tão boa para se fazer :D
    Beijinhoooo

    ResponderExcluir
  51. Oi Gab's
    Eu adoro essa ideia do pote da gratidão. Já tem algum tempo que, todo dia, eu escrevo algo pelo qual sou grata, mas não coloco em um pote, fica tudo no meu Bullet Journal, que tem todo mês uma página específica pra isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  52. Ola Gab´s, tudo bem querida ?
    Nossa, amei o seu espaço e sua postagem é muito linda e gratificante. Sejamos gratos a tudo nessa vida.

    Grande abraço,
    Fique na paz,
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 LIKEGABS | Por Gabriela Soares , Blogger