12 setembro 2015

Resenha: Em Chamas de Suzanne Collins

Gente do céu, achei essa resenha perdida nas profundezas do meu computador e acho super justo postar, né? O livro em questão é Em Chamas, continuação dos Jogos Vorazes e o meu favorito da trilogia todinha, todo mundo já deve ter lido, mas who cares, né minha gente? O que importa é que eu sou apaixonada por esse livro e se deixassem eu poderia falar dele por horas e horas. 
SINOPSE: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.             
"Toda revolução começa com uma faísca"
Foi difícil, muito difícil achar palavras para descrever esse livro, juro! Mas uma coisa é certa: se você gostou de Jogos Vorazes, você vai amar Em Chamas!
O Em Chamas é surpreendente, cativante e fantástico, nele o Presidente Snow não está nada feliz com a atitude que Katniss tomou no final dos jogos do livro anterior, e não é pra menos, ela quebrou a regra mais importante dos jogos, aquela que diz que só poderia haver um vencedor. Além disso, Snow sabia, de algum jeito, que o "amor" de Katniss pelo Peeta era fingimento e exigia que eles provassem que era verdadeiro. Katniss não consegue convencer Snow, até porque depois de ter conseguido manter ela e Peeta vivos nos jogos anteriores, a Capital começa a considerá-la uma rival. É aí que o queridinho do Presidente Snow lembra que o Massacre Quartenário (uma edição diferente dos jogos que acontece de 25 em 25 anos) era exatamente naquele ano e decidiu fazer o que? Isso mesmo, mostrar quem manda de um jeito um tanto quanto terrível: fazendo dois vitoriosos de cada distrito voltarem para a arena naquele ano. E é aí, meus caros, que o bicho pega.
Claro que Katniss e Peeta entram nessa roubada, o que torna tudo pior porque dessa vez tanto Katniss, quanto Peeta e nós, leitores, já sabemos o que está a nossa espera. Agora ao invés de pessoas que não tem a mínima ideia do que fazer na arena, todos os tributos já vivenciaram aquilo alguma vez e muitos deles mataram várias pessoas, o que torna tudo umas três mil vezes mais aterrorizante. Porém, dessa vez, Katniss tem mais aliados –ainda bem-, meus favoritos eram Beetee, que era o cérebro do grupo e Finnick que ~além de gato~ ajudou e muito a Katniss.

“Não é estranho o fato de eu saber que você arriscaria a sua vida para salvar a minha... e ao mesmo tempo não saber qual é a sua cor favorita?”
Juro para vocês que pensei que quando eles entrassem na arena ia ser mais ou menos uma repetição dos Jogos Vorazes, mas a arena é completamente diferente e os acontecimentos também, tudo muito doido e muito, mas muito intrigante. O fato de acompanharmos em primeira pessoa também é uma coisa que eu adoro porque descobrimos as coisas juntinho com a Katniss e eu não sei vocês, mas eu sempre me coloco no lugar da personagem, e é muito bom poder sentir as mesmas coisas, ao mesmo tempo que a Catnip.
No meio disso tudo a Katniss se torna “o tordo”, o símbolo da revolução, uma coisa que ela nem tinha a intenção de ser. Os Pacificadores (que eu não entendo porque tem esse nome já que de Pacificadores eles não tem nada) se tornam cada vez mais violentos e os distritos se rebelam contra a Capital, é por isso que Em Chamas mostra um lado bem mais político da história do que Jogos Vorazes.
Maaaas isso não significa que não tenha romance para nos fazer suspirar enquanto lemos! E se você está se perguntando, sim, o triângulo amoroso fica cada vez mais forte nesse livro. Eu sou Team Peeta desde sempre e pude falar “ai, que amor!” várias vezes durante a leitura, porém também tive vontade de bater na Katniss de vez em quando porque né, algumas decisões dela me irritam muito, até mesmo a própria Katniss percebe que é egoísta demais ás vezes. Mas enfim, se você é Team Gale não se preocupe, tem bastante Gale também (até demais para mim....)

 “E eu adoro isso. Poder finalmente ser eu mesma.”
O final é surpreendente, não existe outra palavra para descrever, dá vontade de começar a ler o próximo livro na mesma hora que você termina de ler a última frase do Em Chamas, juro, você vai querer arrancar seus cabelos de tanta curiosidade pra ler o resto da história. E sim, eu já havia assistido o filme, mas ler o livro é sempre diferente, né? Parece que a emoção é MUITO maior. AH, e se você ainda não leu, pelo amor de Deus, não leia a última frase antes de iniciar a leitura, acredite em mim, tô te salvando de um spoiler enorme! Hahaha
E vocês, já leram Em Chamas? O que acharam?
Eu espero que a sorte esteja sempre ao seu favor ♥

37 comentários

  1. Olá, Gabi!
    Sua resenha ficou demais! Mas nem tenho vontade de ler, sabe. Tenho uma certa "trava" com Jogos Vorazes :3

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por Jogos Vorazes e com certeza esse é o meu livro favorito.
    Beijos

    http://beingasunshine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha! Nunca li os livros, só vi os filmes, e sua resenha fez com que eu tivesse vontade de ler todos!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Flor!!

    Amei sua resenha enfim é maravilhoso ainda mais falando sobre Jogos Vorazes, awn.

    Beijos linda.

    http://glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Super completa. Parabéns!! \o/

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse também é o meu livro preferido da triologia. Essa arena realmente é muito doida, só de me lembrar de tudo que acontece já bate um medinho, hahah :))
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  7. adorei a resenha, tenho tantos livros ainda para ler, vou colocar esse.
    beijos ;*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro os filmes, mas ainda não li nenhum dos livros.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já assisti os filmes então fico um pouco desanimada de ler. Quero esperar alguns meses para poder ler hahaha
    Beijinhos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sério?! Eu assisti o filme primeiro e isso só aumentou a minha vontade de ler! haha

      Excluir
  10. Oie, Gabs!! ;)
    Nunca li Jogos Vorazes, mas já vi o filme. Em Chamas também não, sei lá, é uma história que não me chamou muito a atenção MASSSS eu gostei do filme, então, ahahahha vai entender. Quem sabe um dia eu dê uma chance para poder ler. E mesmo que eu não tenha lido o livro, gostei muito dessas frases que apareceram e da tua resenha, é claro <3

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, Mandy! Se você gostou do filme provavelmente vai amar o livro ^^

      Excluir
  11. Uma das melhores trilogias que eu já li, inclusive assisti aos dois primeiros filmes também e como sou nada curiosa e nem um pouco paciente para esperar os próximos filmes, acabei comprando para ler, e amei o Em Chamas também é além de meu filme predileto até agora, é o meu livro predileto também, a história é de tirar o fôlego e não tem como parar de ler :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, eu também acho que é uma das melhores que já li, sem dúvida!

      Excluir
  12. Eu adoro essa triologia , naõ minha favorita mais gostei muito quando li, adorei a resenha super beijo.

    https://www.youtube.com/watch?v=6uWm_QeGZm4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que gostou, Mari! É muito bom mesmo ♥

      Excluir
  13. Eu ainda não tive a oportunidade e ler, mas parece fantástico! Espero ler em breve. Excelente resenha *-*
    Beijos
    http://amor-e-melancia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muito boa sua resenha, gostei... E nem acredito que encontrei uma xará de nome e sobrenome, haha...

    Vem conhecer meu blog:

    http://sejavoceporgabisoares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, xará! socorrooooo, contando com você, eu tenho duas xarás de nome e sobrenome agora! haha

      Excluir
  15. Amei a resenha! Li o livro um tempao atrás, antes do primeiro filme lançar, acredita?? Li super rapido, amo<3<3
    Beijos,
    http://www.pompomchic.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Gabi =)
    Guria, odeio ler... infelizmente não tenho o hábito da leitura e me cobro muito por isso.
    Mas, adorei a resenha.
    Um super beijo flor
    http://www.alecanofre.com/

    ResponderExcluir
  17. Li esse livro e é perfeito! Um dos melhores que já li, a trilogia é fantástica né?

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nice blog!

    http://kissthestarsblog.blogspot.ro/

    ResponderExcluir
  19. Sou tributo e já li a trilogia umas 3 vezes hahaah.Adorei seu blog.Tudo tão fofo e tão lindo e fofo e fofo e maravilhosamente fofo hahaha.Sucesso <3

    http://labiosconfusos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria conseguir reler livros, mas não dá, não consigo hahaha
      Obrigadaaaa, xuxu! Sucesso pra ti também ♥

      Excluir
  20. Olá!
    Em Chamas é meu livro favorito♡
    Sua resengano ficou muito boa!

    Bjs

    http://mundosecretodalia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo