25 julho 2017

5 lições para aprender com Skam

Chris, Vilde, Eva, Noora e Sana
OI, MIGAS! Demorei pra dar as caras porque uma enorme onda de bloqueio criativo me atingiu e me deixou tão indisposta que eu mal tava conseguindo olhar pro computador, mas hoje eu tô melhor e, se cê tá vendo esse post é porque eu superei o maldito do bloqueio. Eu ouvi um amém? 
Agora, focando no assunto de hoje, vamos falar sobre SKAM! Essa é uma das minhas séries favoritas da vida e quem acompanha o Like Gabs já sabe disso de quando eu falei dela nesse post aqui. Mas pra quem ainda não conhece, aí vai um resuminho: SKAM é uma série norueguesa que acompanha a vida de um grupo de adolescentes em período escolar e a partir disso a série aborda vários assuntos muito importantes e que devem ser discutidos. Infelizmente, essa série incrível acabou há um tempinho e pra afogar as mágoas, eu vim aqui falar sobre ela com vocês e mostrar algumas coisas que SKAM ensina muito bem durante essas 4 temporadas e 43 episódios, afinal, série também é cultura, né mores?

"Porque mesmo que algumas vezes pareça, nenhuma pessoa está sozinha. Todos e cada um de nós é uma peça importante no grande caos, e o que você faz hoje, terá efeito amanhã." - Jonas

SKAM fala sobre muitas coisas, mas a principal delas é, sem dúvidas, amizade. Desde o início vemos o grupo das meninas se conhecendo, se respeitando, cuidando uma da outra, aceitando seus defeitos e o mais importante: nunca deixando nada passar por cima da irmandade que elas mesmas formaram. Além disso, não apenas o grupo das meninas, mas todos os grupos da série têm uma amizade maravilhosa e um papel importante na história. O squad dos meninos, por exemplo, foi fundamental pra quando um dos personagens, o Isak, se assumiu homossexual e em momento algum o julgou ou o fez se sentir mal por isso. Além disso, algumas amizades inusitadas vão surgindo ao longo das temporadas, enfim, as amizades de SKAM são muito goals e é lindo de se ver.
"Todos que você conhece estão lutando em uma batalha que você não tem conhecimento. Seja gentil. Sempre." - Noora 
Se tem uma frase que marcou a mim (e acho que a todos os telespectadores de SKAM) foi essa que tá no quote acima. A série bate muito mesmo nessa tecla de ter empatia e de se colocar no lugar do outro, sabem? Afinal, somos todos diferentes e lidamos com as situações da vida de maneiras variadas, o que significa que você nunca sabe pelo que o outro tá passando, por isso é tão importante respeitar o espaço de cada um e ter muita, mas muita empatia no nosso coraçãozinho.
"Então se ouvir alguém usando religião para argumentar seu ódio, não escute. Porque ódio não vem da religião, vem do medo." - Sana
SKAM é um banho de diversidade e é incrível como cada personagem tem a sua singularidade. A Sana, por exemplo, é uma muçulmana que questiona algumas questões da própria religião de vem em quando, se diverte com suas amigas e mesmo assim, não perde, em momento algum, o seu amor pelo Islã. Temos o Even, um bissexual (ou seria panssexual?) que também é bipolar, e por isso traz a tona a discussão sobre doenças mentais. Além disso temos muitos outros personagens diversos e discussões muito importantes sobre estupro, feminismo, orientação sexual e a adolescência toda em si. E ainda falando sobre diferenças, é importante falar sobre o último episódio. Nele, o Jonas, um dos personagens, lê um discurso em homenagem a Sana, que estava dando uma festa muçulmana e chamou todos os seus amigos noruegueses pra comemorar com ela. Nesse discurso, Jonas diz algo muito marcante: "Você recebe esse discurso, porque o fato de nos convidar hoje, derruba o presidente americano amanhã.", e em tempos de intolerância, essa frase é um tapão na nossa cara e nos lembra de que a gente precisa, mais do que nunca, se unir e não deixar o ódio ganhar.


"Legal você se considerar uma feminista e ficar chamando as outras de vadia. O Chris não tem essa reputação porque homens não ficam chamando outros homens de vadia. Então se você acha isso injusto, você tem que parar de chamar as outras meninas de vadias." - Noora

Outra tecla na qual SKAM bate muito é nessa do autoconhecimento, o famoso seja você mesmo. Principalmente ao longo da terceira temporada, que é quando Isak começa a questionar a sua sexualidade, mas não quer dizer que isso não apareça nas outras temporadas. Na primeira, por exemplo, Eva tem uma grande evolução pessoal e descobre que precisa se amar um pouco mais. Na segunda, a Noora também cresce bastante ao abrir seus horizontes, e na quarta temporada a Sana dá um show de crescimento pessoal ao se dar conta de que o ódio não vale a pena.
"O ódio se espalha, mas... por sorte, o amor também." - Jonas

Como eu disse, SKAM fala muito de empatia, respeito, aceitação, tolerância e acolhimento. Não há espaço pra ódio e, todas as vezes que o ódio esteve presente na série, foi pra mostrar que aquele sentimento não leva a lugar nenhum a não ser mais ódio, e que quando a gente ama e aceita o próximo, independente da orientação sexual, da religião e dos seus problemas particulares, tudo tende a ser melhor. E é por isso que eu digo que SKAM foi importante porque veio na hora certa. SKAM foi importante porque tratou de assuntos complicados de uma forma leve pra um público que precisa muito ouvir sobre isso. SKAM foi importante porque nos lembrou de que o ódio pode estar mais forte, mas o amor é que vence no fim, porque o ódio se espalha, mas por sorte, o amor também. Então fica aqui o meu agradecimento a essa série por ter sido tão maravilhosa em todos os sentidos! Alt er love 
Ufa! Gente, como é bom falar dessa sériezinha de novo, ainda tô me recuperando do fim :( Agora me contem, vocês já conheciam SKAM? Já assistiram ou pretendem assistir? 

VEJA MAIS:
Me acompanhe também nas redes sociais:
Twitter | Facebook | Instagram

119 comentários:

  1. Acredita que não conhecia? Preciso assistir! Adorei o fato de ser norueguesa! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a série , mas pelas lições que podemos aprender com ela já quero hahaha.
    Ps : Adorei o estilo do seu cabelo .

    Abraço ❥
    Portal Tuddo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Aline! E obrigada, viu? <3

      Excluir
  3. Ai Gabi, que post lindo! Fiquei apaixonada pelas suas palavras!
    Eu conheci a série SKAM através do Twitter, mas como eu tinha um monte de séries na frente, acabei nem parando pra assistir. Mas todo mundo que acompanhou a história desses personagens só faz elogios, hehe <3 Quero muito vê-la!

    https://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que comentário mais amorzinho! Eu também conheci SKAM pelo twitter e já corri pra ver e não me arrependi, viu? É boa demais <3

      Excluir
  4. acredita que sempre vejo essa série e nunca parei pra ver, mas adorei as lições que você tirou dela, então deve ser maravilhosa, vou começar a ver.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É boa demais, Carol! Espero que goste, viu?

      Excluir
  5. Oii Gabs, tudo bem?
    Ainda não conhecia a série, mas, já ouvi alguns quotes dela pelas redes sociais.
    Já quero começar a assistir! Amo séries adolescentes que abordam assuntos atuais <3
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SKAM é bem nesse estilo, Tauani, cê vai adorar!

      Excluir
  6. Não conhecia mas parece-me muito interessante, com uma vibe bem nórdica.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Só de ler essas quotes e ver você explicando dá uma baita vontade de assistir esse seriado, pena que acabou :( será que não vai ter mais mesmo??
    Valorizar as amizades é essencial, eu sempre prezo pelas minhas ♥
    Se colocar no outro é muitoo importante. Enfim, adorei!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem provável que não tenha, Val. Eu sei, dói o coração :( mas vão fazer uma versão francesa e outra americana, não acho que vão ficar tão boas quanto a norueguesa, mas né, nunca se sabe haha

      Excluir
  8. Oi Gabs! Não conheço a série, mas já está anotado :D

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar e desde que a Mis do Mis in Wonderland indicou Skam está na minha lista, mas ainda não tomei vergonha na cara pra assistir HAHAHAH. Nossa, fiquei muito feliz em saber que a série bate na tecla da empatia. Se todo mundo tivesse o mundo ia ser tãaaao melhor. Por isso a gente tem que começar a espalhar amor por aí. Gostei muito das lições, vou procurar assistir em agosto <3
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empatia é fundamental, né? Se todo mundo tivesse o mundo com certeza seria incrível <3

      Excluir
  10. Não conhecia essa série! Mas dá pra perceber o quanto ela traz ensinamentos. Trata de tantos assuntos que são bem atuais e infelizmente algumas das vezes até esquecidos!! Acho que vou levar essa frase pra vida: "Todos que você conhece estão lutando em uma batalha que você não tem conhecimento. Seja gentil. Sempre."

    Beijos!!

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Por isso mesmo que a série é bem importante. E simmm, essa frase é incrível <3

      Excluir
  11. Que post lindo.
    Eu ouvi falar dessa série mas nunca tinha lido nada dela...
    com certeza vou procurar saber mais e ver o piloto.
    Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste o piloto sim, Anne! Não vai se arrepender ^^

      Excluir
  12. Ooi ainda não assisti a série, mas parece ser muito boa.
    Adorei a dica.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br/
    Facebook: Bella Página
    Instagram: Bella Página

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar da série mas confesso que fiquei com vontade de assistir. Amei as lições que ela passa e também gosto de filmes/séries meio adolescente mas maduro! :)
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma ótima definição pra skam, é bem assim mesmo!

      Excluir
  14. Love your perfect post dear! :-*
    I'm following you #643, how about to follow me back on GFC? I would be glad and we can become good blog friends? ♥
    www.limitededitionlady.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu amei o post!Fiquei até curiosa para assistir a série,adorei o segundo quote.Um beijo.
    Princesa de realeza

    ResponderExcluir
  17. Nossa nunca ouvi falar dessa série! Mas fiquei muuuito a fim de ver com tudo isso que você contou! Parece ótima, já adoreiii!

    Beijinhoss, Marina
    Passa no meu blog também :) Estilo, Estilo Meu

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conhecia, otima dica!!
    Beijos,
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  19. Ando cada vez mais curiosa para ver esta série!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderExcluir
  20. Oi Gabi.
    Nossa, nunca tinha ouvido falar nessa série, acredita?!
    Amei essa colocação que você fez sobre o que a série passa e ainda mais das quotes.

    Estou seguindo aqui.

    Beijos.
    Jéssica|Blog Reviewing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, sério? Mas que bom que gostou, viu? Eu super recomendo. E que bom que gostou do LG também <3

      Excluir
  21. Não conheço, mas acho importante conseguir entender as lições que os roteiristas tentam passar. A mais valiosa acima é se autoconhecer, acho que isso faz muita diferença, principalmente em como a gente vai encarar as dificuldades, saber dizer sim ou não.
    Ótima dica! Vi um filme que você indicou outro dia e gostei!
    Zíper Chique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se autoconhecer é uma das melhores mesmo! Acho que junto com ela no topo tá a lição de ter empatia, afinal, isso é importante demais pra viver em sociedade, né?

      Excluir
  22. Oi, Gabs!
    Menina, tem um amigo meu que vive me indicando essa série, mas não assisti ainda.
    Amei essas lições e super concordo com elas, principalmente sobre dar valor a amizades e ser empático.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu amigo sabe o que tá fazendo, hein? Se eu fosse tu eu assistia, Lu! hahaha

      Excluir
  23. Olá,Gabs! É normal ter esse bloqueio,eu mesmo tive e voltei somente agora depois de três meses. Eu conheço Skam sim,é uma série maravilhosa em todos os quesitos e acredito que seja uma boa lição de vida pra muitas pessoas e sem contar que traz uma ótima mensagem pra si mesmo.

    Digamos que valorizar amizade creio que é a base de tudo,assim como respeitar as diferenças seja ela em religião ou sua sexualidade. Assim como seu auto-conhecer,sem contar que nessa série quebra as cadeias do preconceito na vida amorosa dos personagens. Eu ainda não terminei a série,mas em breve creio que consigo terminar!

    ♡ ♡ ♡ ♡ ♡
    Até logo.
    reckless

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, saudade de ti Luccas! Que bom que o bloqueio passa, né? Eu passei alguns dias com ele e já tava ficando louca! Concordo com tudo que tu disse, essa série é muito maravilhosa aaaaa não tem como não amar!

      Excluir
  24. nunca tinha ouvido falar na serie acredita?! com sua indicação ja fiquei super curiosa e com vontade de ver

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  25. Bem lega! Pena que acabou. Já assistiu Degrassi? É mais ou menos na mesma linha dessa.

    www.eduardasantana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, uma amiga minha já me indicou mas eu nem tinha dado muita bola, mas vou assistir sim!

      Excluir
  26. Gabs, eu nunca ouvi falar dessa série.
    Adorei o fato de ser norueguesa e fugir um pouco daquela coisa só de séries americanas.
    Ótima dica! Vou procurar.
    Tem na Netflix?
    Adoro séries com pegadas adolescentes, hahaha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem na Netflix, Teca :( mas mesmo assim vale muuuuuito a pena assistir!

      Excluir
  27. Adorei as lições aprendidas. Ótimo quando assistimos algo que iremos levar pra nossa vida. A série trata de temas importantes e relevantes.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Estamos no hiatus de inverno, mas vocês podem conferir posts novos! Até o dia 05 de agosto!

    #jj #jovemjornalista #05deagosto #estreia #JJ2017B

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia a série mas realmente aborda temas muito importantes que nos moldam o carácter e forma de vermos a vida. Obrigada pela informação.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb ... de Carla Ramalho

    ResponderExcluir
  29. This is so good.
    Would you like to follow each other on bloglovin'? Follow me and I'll follow you back.
    http://www.easys-tyle.com/

    ResponderExcluir
  30. Eu comecei a assistir essa série, e já pelo primeiro episódio eu já gostei, parece ser muito boa mesmo! Adorei o post, viu?!
    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Essa série está na minha lista forever e ainda não parei para assistir hahaha.
    Gostei das 5 lições, essa série está na Netflix?

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  32. nunca ouvi falar da série mas fiquei mesmo muito curiosa
    quero ver um episódio brevemente :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  33. adorei as licoes acho que servem pra vida inteira parabens :)

    ResponderExcluir
  34. ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  35. Hi, I'm following your amazing blog. Can you follow mine? Thanks :) :)
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  36. amei amei lendo estes textos agente aprende muita coisa boa pra seguir na vida parabéns
    beijos

    ResponderExcluir
  37. Eu quero muito ver essa série, ainda mais por conta disso da diversidade que tem entre eles e a amizade permanece. Já pelo trailer que vi, percebi que tem esse respeito entre elas. Isso da empatia é muito verdade. A gente tem mania de julgar o outro, de falar "ah, fulano não faz nada" ou "por que essa garota vive maquiada?" e coisas desse tipo, mal sabe o que se passa na cabeça a da pessoa. Empatia é tudo! Nossa, essas 5 lições me mostraram mais ainda que preciso assistir a essa série. Vou começar a assistir hoje. Porque já vou voltar as aulas essa semana que entra.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMM, exatamente isso que tu disse, Thami! Empatia é tudo. Depois me diz o que achou da série, viu?

      Excluir
  38. Eu nunca tinha ouvido falar dessa série, mas menina eu preciso assistir!!!
    Adorei a listinha que você fez, como não se apaixonar por uma série cheia de lições importantes como essa?
    Todas suas indicações são boas e eu já disse mil vezes que tenho que parar de ler esses seus posts pq eu não consigo nem administrar uma sériezinha, imagina se eu for por todas as que você indica na lista, eu vou surtar!!! Mas essa série foi pro topo da minha lista e sim, eu tenho uma lista de séries, filmes e livros que quero ler. Um pouco difícil de administrar, mas tenho

    Beijos da Carol do blogPink is not Rose 🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHA desculpa, Carol! Mas é tanta série boa que eu tenho que indicar tudo hahahah

      Excluir
  39. Eu não conhecia! :O Mas já amei a dica
    Que indicação maravilhosa <3
    Beijos http://fogelolla.wixsite.com/fuja-da-lolla

    ResponderExcluir
  40. Olá Gabi,
    Olha não conheço a série mas fiquei bastante empolgado em assistir. Tu a descreve com um entusiasmo contagiante que desperta esse desejo. Obrigada pela dica.

    Um ótimo final de semana.

    Wellington Maia
    oiniciodavirada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, eu fico empolgada mesmo falando do que gosto hahaha mas que bom que gostou da dica, Wellington!

      Excluir
  41. OOOOOOI

    Não conheço a série, Gabs, mas com todas essas lições maravilhosas que a gente pode tirar, me diz quem que não vai ficar tentado a assistir? me pegou e digo logo HAHAH
    depois te conto o que achei, viu? e espero que esse block criativo vá embora!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHH que bom que consegui, viu? Esse era meu objetivo hahaha

      Excluir
  42. Muito verdade mesmo. Não conhecia esta série mas fiquei muito curiosa.

    Beijinhos
    Vânia Nunes
    http://www.vanianunes.pt/

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde,
    Tudo bem?
    Nossa, se já ouvi sobre esta série eu nem coloquei ela na minha lista :(
    Mas gostei dos pontos que citou. Principalmente, sobre se colocar no lugar do outro.

    Beijão e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  44. Nossa, que post lindo Gabs
    adorei os assuntos que a série aborda e as frases marcantes que você foi nos trazendo em cada tópico. Dá pra perceber que você ama mesmo a série.
    Ela parece ser bem maneira.
    Bju
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ka! E que bom que gostou da dica <3

      Excluir
  45. Eu sei bem como é esses bloqueios criativos. Quando acontece isso comigo e tenho que entregar um projeto para um cliente em tão UHAUAUH DESESPERO SEMPRE! KKKKKK

    EU super amei esse post, e acho super importante respeitarmos a diferença e perceber que nunca estamos sozinhos ♥

    https://www.itslizzie.space/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém merece um bloqueio desses, né? Eu já tava pirando aqui e o blog nem é meu trabalho, então imagino como deve ser horrível quando acontece contigo e envolve algum cliente haha e que bom que gostou do post, viu? <3

      Excluir
  46. Oie Gabs,
    Eu não conhecia a série, acho que vi algumas tirinhas no instagram mas não sabia de que série se tratava. Gostei muito, principalmente por abordar tantos temas variados, importantes de serem discutidos e que por muitas vezes fica em segundo plano.
    Adorei o post.
    Beeeijooo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é bem assim mesmo, Grazy, fala de assuntos bem importantes <3

      Excluir
  47. Oi Gabs,
    Ah, várias colegueenhas vivem me indicando essa série...preciso arrumar um tempinho pra maratonar. Já sei que vou curtir pelos temas abordados e por ser uma produção da Noruega, adoro as coisas q o povo daquelas bandas faz haha

    tenha uma ótima segunda :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo, Nana! A série é incrível <3

      Excluir
  48. Nunca assisti, mas achei essas lições maravilhosas!
    Nossa, que incrível, deu até vontade de assistir. Gosto de tudo que transmite mensagens boas!
    Pensei que eu já estava seguindo o seu blog, mas reparei que ainda não estava, acabei de seguir pra não perder mais nada por aqui. ;)
    Beijinhos da Jacky.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/
    https://www.youtube.com/jackytompson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lições são maravilhosas mesmo, Jacky! E obrigada por seguir, viu? <3

      Excluir
  49. To louca pra ver essa serie, infelizmente as ferias acabaram e eu não tive tempo <3
    amei teu post <3

    Beijão <3

    Blog >> www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh poxa, quem sabe nas próximas férias? Que bom que gostou <3

      Excluir
  50. Não conhecia esta série, mas confesso que fiquei curioso. Vou ter que espreitar...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  51. Oii!

    Sabe que eu não conhecia a série! Ótima dica! Quando falam sobre diferenças e tal, eu sempre lembro de Orange is The New Black. Acho a série um amorzinho <3 (e não me venha com essa de série de lésbica kkkkkk) É só um pano de fundo. Não tem como descrever, é lindo o jeito que elas criam empatia umas pelas outras! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro OITNB também, é o tipo de série bem gostosa de maratonar, né? E além de tudo é divertida haha

      Excluir
  52. Oláá Gabi! Tudo bem?
    Não conhecia essa série ainda, mas com tanta coisa positiva que você falou nesse post, me deixou louca de vontade de assistir!! Amei todas essas diferenças entre os personagens e fiquei super curiosa para conhecer mais a Sana!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaay, que bom que gostou! A Sana é incrível <3

      Excluir
  53. Oiie Gabs! Tudo bem?

    Eu acho que comentei no outro post que tu fez sobre Skam, mas eu já assisti Skins e dizem ser bem parecidas (até o nome hahaha). Mas enfim, pelo que tu falou no post elas são parecidas mesmo e no bom sentido. Amo essas séries que abordam esses assuntos muitas vezes polêmicos mas que PRECISAM ser mais debatidos na nossa sociedade.

    Achei muito legal todos os tópicos que tu citou. Me deu saudades de ver Skins e tbm vontade de ver SKAM, hahaha.

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentou sim, Mari! Eu tô pra assistir Skins, já tentei uma vez mas não curti, vou tentar ver outras gerações e ver se gosto!

      Excluir
  54. adorei o post!!
    quero assistir já!!
    beijos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaay, que bom que te deixei com vontade de ver haha

      Excluir
  55. Hey Gabi, eu tenho uma raiva quando isso acontece. Vire e mexe eu também me pego sem vontade de lembrar que tenho blog ou canal e depois volto querendo colocar tudo em dia. Que bom que você voltou também. Eu li seu primeiro post falando da série e lembro que ate comentei que me lembrava Skins, disse que queria ver mas ainda não vi ( não sobra tempo) mas ela continua na lista de coisas pra assistir quando a vida voltar pro lugar. E o melhor é que agora depois desse post a vontade aumentou mais ainda hahaha
    Beijos


    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um saco, né? Mas que bom que durou pouco haha. E simmm, lembro desse comentário, eu quero ver Skins também!

      Excluir
  56. Oi, Gabs! O bloqueio criativo terminou e tu me vem com um post maravilhoso desses. <3
    Muito amor por Skam e que série incrível. Todas essas lições que tu citou são pura verdade e a gente aprende sim. Essa segunda frase me marcou muito, assim como a maioria. Seja gentil. Sempre. Se tem uma frase melhor que essa, eu desconheço. Essa quarta frase, que é que a Noora diz pra Vilde é um tapa na cara. Já era apaixonada por ela, depois mais ainda. É meio difícil odiar algum personagem, KKKK.
    O que falar do discurso do Jonas no último episódio? Oh God. Foi lindo, lindo, lindo. Tô morrendo de saudade da nossa seriezinha ): queria mais temporadas e conhecer mais os outros personagens, mas de qualquer forma sou muito grata por ter assistido e aprendido muitas coisas com Skam! É aquele tipo de série que a gente leva pra vida, uma das minhas favoritas, sem sombra de dúvidas.

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda frase acho que foi a que mais marcou a série toda, né? Acho que por ela ser TÃO verdade! Menina, o discurso do Jonas me fez chorar real, foi lindo demais. Quero mais temporadas sim, vamos protestar! hahahah

      Excluir
  57. Eu gostei muito de assistir skam, e minha personagem favorita é a Noora <3. Realmente ela traz muitas reflexões, além do elenco ser bem jovem também.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  58. Não conhecia a série. Já quero assistir! :)
    Bjs,
    WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    ResponderExcluir
  59. Ai como eu adoro séries que retratam amizade, ainda mais com um elenco tão diversificado e batendo em questões tão importantes como religião e feminismo! Nunca tinha ouvido falar dessa série, mas já quero assistir :O. Nunca assisti um seriado norueguês, vai ser uma experiência diferente, hehehe. Você escolheu ótimos diálogos para colocar no post ♥

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, se esse é o teu estilo de série se joga em SKAM, é maravilhosa! E é bem diferente mesmo ouvir o norueguês, mas é legal ter experiências novas, né? Eu curti bastante e ainda aprendi algumas coisas do vocabulário ^^

      Excluir