06 abril 2015

Resenha: As vantagens de ser invisível

Bom dia, xuxus! Hoje trago a resenha de um livro que eu queria ler há muito tempo: As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky. 
SINOPSE: Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock'n'roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito.  
"Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos."
As Vantagens de Ser Invisível se passa em 1992 e conta a história de Charlie, na verdade, Charlie que conta sua própria história, pois o livro todo é escrito em forma de cartas que Charlie envia a um amigo desconhecido (que acaba se tornando o leitor), a junção das cartas no livro fazem a história toda parecer um diário mesmo, só que bem mais detalhado. O livro recebe esse nome pois é assim que Charlie, no auge dos seus 15 anos, se sente enquanto passa pelo Ensino Médio: Invisível. Sua vida é monótona e Charlie é inocente e puro, e isso nos faz pensar "Mas se a vida do Charlie é tão sem-graça, o que diabos ele conta nas cartas?". O que acontece é que Charlie é muito observador e repara em tudo que acontece em sua volta, ele também tem uma boa memória e é muito bom escritor, fazendo assim suas cartas serem recheadas de acontecimentos -dos outros-. A vida de Charlie começa a mudar quando o mesmo conhece Sam e Patrick, que trazem junto com eles mais amigos, novas experiências, festas e finalmente uma vida social para Charlie. Sam e Patrick são mais velhos, mais intensos, têm personalidade forte e não, eles não são politicamente corretos, mas são companheiros, amigos de verdade, e ensinam muito a Charlie, mostram a ele coisas que ele não veria sozinho e o ensinam a ver a vida de outro jeito.
Mesmo ocupado descobrindo as novas experiências da vida, Charlie ainda tem tempo para ler cada livro que seu professor Bill dá a ele com o propósito de mostrar a Charlie o quão inteligente ele é.

 "Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas."
Outra personagem muito importante na história é a irmã de Charlie, que mostra que mesmo com toda aquela implicância entre irmãos, o amor sempre fala mais alto. Tia Hellen, que morreu quando Charlie ainda era pequeno (não é spoiler, tá? haha) é uma personagem essencial para entendermos a personalidade e algumas atitudes de Charlie. As Vantagens de Ser Invisível é um livro super fácil de se ler, a leitura flui simplesmente por que é como se fosse um diário, são histórias do dia-a-dia de um garoto normal contadas por um garoto normal. E embora os acontecimentos sejam um tanto quanto complexos, eles são contadas de uma maneira bem mais simples. O fim do livro que eu não vou falar como é porque senão vai ser spoiler me deixou um pouco confusa pois não teve uma explicação, então já que Stephen quis esconder a explicação só para ele eu vou apenas continuar pensando que Charlie tem algum tipo de distúrbio. Por que? Porque eu quero HAHA.
"Só preciso saber que existe alguém que ouve e entende, e não tenta dormir com as pessoas, mesmo que tenha oportunidade. Preciso saber que essas pessoas existem."
"Você não pode se limitar a se sentar lá, colocar a vida de todos à frente da sua e pensar que o que importa é o amor. Não pode fazer isso. Você tem que fazer as coisas."
A minha opinião geral sobre o livro é que eu não sei se eu comecei a leitura com muita expectativa ou algo assim, mas não foi um livro que eu amei e nem um livro que eu odiei, foi uma leitura simples, e é o tipo de livro que, com toda a minha sinceridade, não te dá aqueeeela vontade de ler de novo. O início do livro foi bem maçante (e eu enrolei muito para ler :p) mas quando foi chegando mais perto do fim a história foi ficando mais envolvente. Uma das minhas partes favoritas foi quando a Sam estava arrumando suas malas e disse em algumas frases tudo o que eu queria dizer para o Charlie durante a leitura toda! Mas enfim, o livro é bom e bastante reflexivo sim, e você pode tirar lições valiosas dele. E além do mais, eu espero um dia poder me sentir infinita como o Charlie. :)
(E caso você queira escutar a música "Asleep" que o Charlie tanto menciona no livro, é só clicar aqui)
Com amor, 
uma amiga.

119 comentários:

  1. Gostei muito do filme. A Emma Wattinson atuou super bem. E tem algumas partes bem emocionantes.
    Obrigado pela dica!

    jj-jovemjornalista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu ainda não assisti :( mas a Emma arrasa mesmo, tenho certeza que ela atuou bem <3

      Excluir
  2. Eu fiquei igual você ao ler o livro, não sei se gostei ou não, a mesma coisa o filme.
    Sei lá, a Emma Watson interpretou super bem, mas acho que faltou alguma coisa.
    O livro não me prendeu muito, demorei um pouquinho pra terminar
    Beijão

    www.estranhanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH que bom que não foi só eu! Quero assistir o filme agora, quem sabe me prende mais que o livro...

      Excluir
  3. Não assisti ao filme, mas comprei o livro mesmo assim, apesar de não ser o meu gênero literário, ainda não tive oportunidade de ler, sempre tem livros na frente nos quais eu tenho mais vontade de conhecer a história, mas As Vantagens de Ser Invisível ainda está na minha listinha ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler e relaxei, mas vou baixar ele agora mesmo pra terminar, porque falam que o livro é muito bom. Vou ver se consigo tirar essas lições valiosas dessa leitura hehehe

    Beijos,
    kaliforniana.blogspot.com
    Curta no facebook:
    https://www.facebook.com/kalifornianablog

    ResponderExcluir
  5. Como eu já vi o filme, não tenho vontade de ler o livro porque geralmente faço o contrário :~~ mas deve ser muito bom;

    Estou seguindo seu blog, passe lá no meu!
    http://modinhamodao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim também, sempre tenho que ler antes de assistir, caso contrário eu perco a vontade (ás vezes) haha

      Excluir
  6. Já vi sobre esse livro e confesso que nem o filme me animei para ver, mas como já vi a resenha em vários blogs acho que vou me esforçar, porque todos elogiam!

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi o contrário, tava super animada pra ler o livro e no fim acabei não gostando </3

      Excluir
  7. Eu sou TOTALMENTE vidrada nesse livro. Assim que acabei de ler procurei o filme, depois voltei até a página em que o Charlie lista as músicas do CD que ele faz pro Patrick (ou pra Sam, não me recordo) e baixei todas. Até hoje ouço elas de madrugada, dksjc.
    Esse livro marcou muito mesmo uma faze da minha vida e acho que todo mundo deveria ler. Mas enfim, eu adorei sua resenha, achei super bem explicada e -quase- sem spoiler, kkk.

    Abraços ~ | Sem blog por enquanto, babes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até procurei as músicas do CD, mas nenhuma fazia o meu estilo </3

      Excluir
  8. Ainda não lemos o livro e nem assistíamos o filme, parece ser bem interessante, mas não ficamos muito interessadas em ler pelo começo já ser maçante!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas mesmo assim teve muita gente que gostou, vai que vocês gostem também?!

      Excluir
  9. Eu estava morreeendo de vontade de ler e agora desanimei um pouco, hehe.
    Vou ver o filme primeiro e ver se vale a pena ler. :)
    Beijos com carinho e saudades. ♥
    www.normalidadeincomum.com.br
    www.youtube.com/NormalidadeIncomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devia ter feito isso haha mas acho que o filme é legal sim, quero assistir também!

      Excluir
  10. Olá.
    Eu li esse livrono ano retrasado e gostei bastante,mas prefiro o filme.Oque é um total milagre,já que as adaptações que andam fazendo estão ficando cada vez mais contraditórias.
    Não achei o início do livro maçante e gostei do fluxo da narrativa e tudo ms,o caso é que não aconteçe muita coisa além de crises entre os complexos de Charlie.
    Beijos,adorei a resenha c;
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem raro alguém gostar mais do filme do que do livro, né? Mas admito que acho que aconteceria o mesmo comigo se tratando de As Vantagens de Ser Invisível! E simmm, tudo que acontece no livro inteiro é praticamente a mesma coisa, acho que foi por isso que ficou entediante pra mim...

      Excluir
  11. Assisti o filme e achei bem interessante, quero ler o livro
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito do filme e da trilha sonora, acho que eu ia gostar do livro!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHH, queria ter assistido pra poder dar a minha opinião sobre o filme também :(

      Excluir
  13. gostei muito da dica sempre achei essa historia perfeita por ser em uma época diferente sabe tem conflitos , amores isso me encanta beijos flor

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho essa ideia da época diferente bem interessante, Tai ^^

      Excluir
  14. Oi Gabi que livro interessante fiquei fascinada com a história desejei ler!!
    Beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hey!
    Tentei assistir o filme baseado nesse livro uma vez, mas não curti muuito...
    Não sei se leria. Algumas pessoas dizem que amaram a estória, outras como você já não curtiram muito. Fiquei na dúvida sobre ele.

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem na linha "Ame ou odeie", né?! Mas lê sim, Rai! É sempre bom tirar suas próprias conclusões ^^

      Excluir
  16. Oi Gabriela, bem legal a resenha. Não sou muito de leitura, mas parece ser um bom livro, um beijo.
    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  17. Irritada comigo mesma porque assisti o filme antes de ler o livro. Mas amei o filme e o livro deve ser melhor ainda! Adorei a resenha e adorei seu blog ♥ Beijos, http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, isso sempre acontece comigo! haha
      Obrigada, anjo! <3

      Excluir
  18. CARA AMO ESSE LIVRO DE MAIS!
    Acho que eu te entendo, o livro é realmente simples, acho que o filme deu mais emoção, sei la. Li o livro depois de ver o filme, fiz tudo ao contrário, mas enifm, foi foda!
    Gente, o que dizer sobre se sentir infinita <3333
    - um monte de estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo que leu depois de ver o filme gostou mais alkfdjwl acho que o filme deve ser melhor, o que é raro!

      Excluir
  19. Amo esse livro ♥
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. outro livro que está na minha lista , ainda não tive tempo de ler , mas vou comprar ^^

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ficou na minha listinha por um bom tempo também, Natali!

      Excluir
  21. Nunca li mas assisti o filme e amei muuito! Me lembra de um momento e pessoas sabe?!

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, é maravilhoso quando a gente se identifica tanto assim com um filme/livro ♥

      Excluir
  22. eu to lendo cemitério de praga, é perfeito tb
    adorei a resenha
    bjs

    Linda, tem look novo no blog, vem ver *-*
    www.modaemlink.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar desse, vou pesquisar a sinopse!

      Excluir
  23. Morro de vontade de assistir e ler as Vantagens de ser invisível, mas acho que quando ler vou ser igual a você, não foi amar e nem odiar.

    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é :/ quando assistir ou ler conta pra mim o que achou, Fê!

      Excluir
  24. Resenha muito boa! Quando leio as resenhas de livros vou muito pela a impressão de vocês, como sou uma pessoa que me viro a 1000 não posso perder tempo com livro chato rsrs, nesse caso como não foi um livro maravilhoso para você vou só assistir o filme mesmo rsrs

    Beijos

    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, obrigada anjo! Eu também vou muitas vezes pelas resenhas que vejo por aí!

      Excluir
  25. Que legal!!!
    Ganhei esse livro de aniversário no ano passado e ainda não li...vergonha!
    Acho que vou dar uma atenção à ele haha

    Bjsbjs
    Dani Ribeiro
    blogaquelas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo fazendo isso! Hahaha ganhei Insurgente em dezembro e ele ainda tá paradinho na minha cômoda </3

      Excluir
  26. Eu assisti esse filme e não curti muito, por isso, não tenho interesse no livro :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, como as opiniões sobre esse filme/livro são diferentes! Vi um monte de gente que amou e muita gente que assim como você não gostou... É bem "ame ou odeie", né?!

      Excluir
  27. Muito legal, eu adoro ler!! rs
    Gostei muito do seu blog, parabéns!! <3
    Um super beijo e muito sucesso
    www.daniroberto.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu já vi o filme e gostei mas com certeza ler o livro seria muito mais interessante.
    Bjão
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito assistir o filme e ver se gosto ^^

      Excluir
  29. Oii! Cara, primeiramente eu quero dizer que eu adorei sua resenha! Eu li o livro ano passado e gostei bastante dele, principalmente por eu ter me identificado tanto com o Charlie em alguns aspectos. Para falar a verdade eu fiquei até com um pouco de vontade de reler ele agora por não me lembrar detalhadamente da história. O filme eu vi antes de ler o livro mas nem lembro direito hahaha, só sei que tem a Emma e a Nina, duas maravilhosas <3 (além do Logan né, por favor hahahahah). E essa música, caraaaa <33. Ela é muito linda!

    Beijos! lustrando-enigmas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha, Mah ♥
      Logan e Emma são vida, né? Vou assistir o filme só por causa deles haha

      Excluir
  30. Nunca assisti o filme, mas tenho muito vontade de ler o livro.
    Amei a sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler o livro. ♥♥
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Sou apaixonada por esse livro,sua resenha e suas fotos são lindas(seu blog em geral),adorei.Beijos.

    Cake Interruptted

    ResponderExcluir
  32. Tenho esse filme em espera.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  33. Eu ainda não assisti ao filme, e nem li o livro! Sua resenha ficou muito bom, me fez ficar ainda mais com vontade de ler *-*
    Beijão
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  34. R: Muito obrigada querida !
    Nunca li o livro, mas parece ser bom :)
    Beijinho**
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  35. Ótima resenha !
    http://bloumvanille.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Primeiramente : QUE LAYOUTTTTTTTT LINDO MULHER ! Segundamente, amei a resenha haha eu ainda não li o livro nem vi o filme, muita gente fala sobre, nossa quanta resenha eu já li aqui na blogosfera sobre esse livro hahah tenho um pouco de curiosidade pra ver o filme ou de repente ler o livro xD

    peace ✌
    debbie.
    ☮ http://guitarrebel.blogspot.com.br/ ☮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwww, obrigada Debbie, mesmo! Que bom que você gostou da resenha! Pois é, eu li por causa da curiosidade que fiquei depois de ver tantas resenhas sobre ele haha

      Excluir
  37. Nunca li esse livro...
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  38. Oi Gabi, bem legal a dica do livro. Eu não gosto muito de ler, mas parece ser um bom livro.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh jura que não gosta de ler, Su? Poxa :(

      Excluir
  39. Adorei seu blog.
    Também li esse livro e não achei o melhor de todos. Mas gostei de ler.
    beijos

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
  40. Esse livro é tudo de bom <3 www.blogmarianapaixao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As opiniões sobre ele são bem diversas, né?!

      Excluir
  41. Nooossa, morro de vontade de ler esse livro! Tenho um monte esperando antes dele ainda :/

    Bjj

    http://apenasumdiariovirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava assim também, anjo hahaha tive que ler tudo rapidinho pra chegar nele!

      Excluir
  42. Hey!
    Esse foi meu livro favorito por muuuito tempo. Ainda está no topo dos favoritos, só não é o primeiro.
    Eu não sei como uma leitura tão simples me marcou tanto. só sei que li ele em um único dia e senti tantas emoções que nem sei explicar. Eu simplesmente tenho uma relação muito louca com esse livro.

    Beijo! | Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  43. Sempre tive vontade de ler esse livro, porém ainda não tive oportunidade. Quero ler só para saber mais o menos como é, porque eu assisti o filme e pra falar a verdade não gostei muito, achei um pouco confuso.
    Beijos, Blog Ouro Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem confuso também, Lu! O final então...

      Excluir
  44. Não conhecia mas parece-me muito bom.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  45. Esse livro :3 <3
    amei a resenha!

    http://thesweetmomentts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Nunca li esse livro, mas dei de presente pra minha prima.. Ela esta amando!

    Beijos
    Participa do Sorteio -> Meu blog

    ResponderExcluir
  47. nunca li mas parece ser mt bom! já vi várias resenhas positivas dele!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também e jurava que eu ia adorar, mas acabou acontecendo o contrário haha

      Excluir
  48. Pois é, falam tanto e tanto desse livro que acho que ele acaba sendo bem como você falou, nem bom nem ruim. Acho a história pouco criativa, na real =/
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  49. Eu já li essa história e sinceramente também não me chamou muito a atenção. Meio chatinha :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém que concorda comigo! Haha

      Excluir
  50. Eu sou louca pra ler! Porque vi o filme e não entendi muito bem, se bem que só assisti uma vez, acho que se eu assisti a segunda vez, entendo melhor. Mas mesmo assim, o livro tem mais detalhes e é sempre melhor que o filme.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente assistiu e não entendeu direito, deve ser a mesma reação que tive com o livro haha

      Excluir
  51. O livro parece ser bem diferente do filme. Eu adorei o filme, mas quero muito ler o livro.

    Beijos

    http://edepoisdesonhar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Estou com esse livro na minha prateleira há um bom tempo, preciso ler logo!
    ótima resenha.
    Beijão!

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Amei as fotos e a resenha!
    O livro é realmente ótimo, fiquei apaixonada quando li..

    Beijos, Juliana.
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal que você gostou, é sempre bom ouvir opiniões diferentes :)

      Excluir
  54. Eu adorei o livro desde o começo dele. A minha parte preferida é quando aquela do túnel onde o Charlie se sente infinito e é isso que tento procurar sempre, me sentir infinita em alguma coisa. Temos opiniões completamente diferentes sobre esse livro haha Eu adoro ler resenhas assim, ver a opinião da outra pessoa sobre um livro que gostei e o ponto de vista dela sobre não ter gostado tanto ♥ Sua resenha ficou ótima ^^
    Beijos
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da parte do túnel, já comecei a leitura esperando por aquela parte hahaha
      Esse livro é bem ame ou odeie, né? Adoro ver as várias opiniões sobre ele!

      Excluir
  55. Assisti o filme e gostei muito, ótima resenha ;)
    bjs.

    Encanto de Cupcake
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito assistir o filme pra ver se eu gosto também!

      Excluir
  56. Estou lendo o livro e estou adorando :)
    http://5dascha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Estou lendo o livro e estou adorando :)
    http://5dascha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Já vi muitas Resenhas do livro mas não tive a oportunidade de ler !
    Adoro livros que têm a leitura fácil como esse, e livros que escrevem o dia a dia como um Diário, com certeza seria um ótimo livro pra mim ler, ótima dica, Adorei sua resenha !
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta desse estilo provavelmente vai gostar do livro mesmo, xuxu!

      Excluir
  59. Eu necessito ler esse livro! ♥♥ OMG!
    Adorei a resenha!
    Bjs!

    tonsdesentimentos.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que ler me diz se concorda comigo ou não, flor ^^

      Excluir
  60. A resenha ficou muito boa! Eu assisti o filme e adorei, estou pretendendo ler o livro também!
    Beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir