19 janeiro 2015

Resenha: De volta aos Quinze

SINOPSE: "O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor? Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o Ensino Médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na Internet."
"Não importa onde seu corpo vive. Seus pensamentos é que sempre serão sua casa."
Anita, uma mulher de 30 anos que se mudou de Minas Gerais para São Paulo, tem uma vida um tanto quanto chata. Ela não está feliz com o seu trabalho e muito menos com a sua vida pessoal. Um dia, ela recebe uma mensagem de uma amiga que havia achado o blog antigo dela e a partir do momento em que Anita clica no link e lê um texto que ela mesma havia escrito, ela é misteriosamente transportada de 2015 direto para 2000, quando tinha 15 aninhos. Depois de passar do estágio "Será que eu estou louca?" a Anita percebe que aquilo realmente está acontecendo e encontra nessa situação maluca uma chance de finalmente concertar todos os erros do passado, mas mal sabe ela que ao mexer no passado, ela mudará drasticamente o seu futuro e é a partir daí as confusões começam.
“Quantas vezes mais eu preciso quebrar meu coração para ele se encaixar no seu?”
O De Volta Aos Quinze mexeu demais comigo, em todos os sentidos. É um livro que se passa tanto no passado quanto no presente, mas me fez pensar seriamente no meu futuro. O mais engraçado é que ele estava guardadinho, em cima da minha cômoda, fazia ó: MUITO TEMPO! Na verdade, desde 12 de janeiro de 2014, e por algum motivo eu não conseguia passar do primeiro capitulo. Talvez só não fosse o momento certo. Há uns dois meses atrás eu olhei para ele e decidi começar a leitura, não deu outra: li tudo em um dia! (Não fiz a resenha antes porque... Bom, eu não sei, mas estou fazendo agora, ué)
“A única pessoa que você está destinado a se tornar é a pessoa você decide ser.” 
É uma leitura leve, e como eu disse antes, bem reflexiva. Vááárias coisas me chamaram atenção no livro, para começar o fato de eu conseguir identificar muitas características da própria Bruna Vieira na Anita (ás vezes até imaginava a Anita com a aparência da Bruna hahaha) e acho que qualquer um que acompanha o blog da Bruna, também identificará. Outra coisa que eu adorei foram as ilustrações, são poucas, mas são super bonitinhas e com fontes delicadas. Uma frase fofa que sempre combina com a situação que Anita está passando antecede cada capítulo e de vez em quando até a playlist da Anita é compartilhada com o leitor, o que faz com que a gente se sinta mais perto dela e deixa claro que a Bruna cuidou até dos mínimos detalhes.
“O sol sempre nasce para mostrar que nenhum problema é grande o suficiente para parar o tempo.”
Quanto ao gênero, ele é bem infanto-juvenil mesmo, é um amor de livro (daqueles que dá dó de emprestar). Enquanto eu lia não pude deixar de comparar a vida confusa da Anita com a minha, alias, com a de qualquer adolescente (ta bom que a personagem não é BEM uma adolescente, mas né...).
AH! Mais uma coisa: se você (assim como eu) leu a sinopse e pensou “iiih, que coisa mais clichê.”, eu já vou deixar claro que o livro é mesmo clichê, mas também é muito bem escrito, apaixonante e mesmo sem parecer é surpreendente e dá vontade de ler mais e mais a cada capítulo! Então sim, eu recomendo e espero que vocês gostem da leitura <3
Mas e aí, você acharia legal poder mudar o passado?

84 comentários:

  1. Eu queria SIM poder mudar algumas coisas no meu passado, mas acho que tudo que acontece tem um motivo! Esse livro é uma graça, ótima resenha!

    Beijos <3

    http://www.meuclosetenarnia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, também acho que tudo acontece por um motivo!

      Excluir
  2. Amo a Bru e quero muito comprar esse livro.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu estou doida para ler esse livro , amo o trabalho da Bruna espero ter a oportunidade de lê -lo o mais rápido possível .
    Parabéns pelo blog , sucesso :*
    Blog : Histórias e outras Drogas

    ResponderExcluir
  4. eu li o primeiro livro que a Bruna lançou, mas como não sou mais tão jovem (droga!), acho que esse não vou me animar muito pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah :( mas começa o livro e vê o que você acha, quem sabe você não gosta, né? ^^

      Excluir
  5. apaixonada pelo seu blog, já seguindo, bjs
    www.eimeconta.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu liiiiiiiii!!! Esse e a continuação (De volta aos sonhos). Não vejo a hora de ela publicar o terceiro. Tô morrendo de curiosidade.

    Gabs, você gosta de ler contos? Tô me arriscando a escrever um e já postei as duas primeiras partes lá no blog. Espero que goste! http://bit.ly/1zrW9zK
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To loucaaaa pra ler a continuação, deve ser muito boa!

      Excluir
  7. Esse é livro é lindo demais, mas a história no início soa bem clichê...porem é perfeito mesmo assim *---*
    Adorei sua resenha! ^^
    Beijoss~
    Confie no Unicórnio || www.confienounicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo, Ranii haha mas é muito bom, de verdade!

      Excluir
  8. Adoroooo a Bruna Vieira, e morro de vontade de ler esse livro, todos dizem que é ótimo! <3
    Amei sua resenha, flor!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    Fan Page : www.facebook.com/pequenomuffin
    Instagram : www.instagram.com/larareisrods

    ResponderExcluir
  9. Adoro ler!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada pela capa! Ainda não tive oportunidade de ler, mas amei a sua resenha! <3

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho a capa maravilhosa, foi a primeira coisa que me chamou atenção haha

      Excluir
  11. O livro dela é bem fofinho, sou louca para ler. Adorei a resenha <3
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
  12. a bru é um amor quero muito esse livro acho a sinopse dele perfeita <3
    xoxo

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. bem legal a resenha, eu tenho mt curiosidade em ler alguma coisa da bruna

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Os livros da Bruna são ótimos! Ótima resenha, amei a dica!

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia, Gabi!
    Como você está? Espero que tudo ande bem!
    Confesso que esse dias estava procurando um livro da Bruna pra ler, porque confesso que queria ser igual ela quando crescer: Ter um blog, e escrever textos pra alguma revista teen! YGASYSGSAUY
    Não escolhi o De volta aos quinze por causa da escrita. Achei que a história estava ok, mas não gostei da escrita da Bruna nesse livro. Acho que são o uso constante de pontos, sério.
    Ao fim, escolhi A Menina que Colecionava Borboletas por serem crônicas e pela capa YGSAYAU Você já leu? Ainda não comprei, mas lerei esse ano ainda =3
    - um monte de estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria muito ser igual a ela quando crescer hauehauhea meu sonho!
      Jura que não gostou, Cáah? Eu adorei a escrita, não sei porquê hahahue
      Nunca li A Menina Que Colecionava Borboletas... Acho a capa maravilhosa, mas tenho um sério problema com crônicas, prefiro histórias compridas hauheuahe

      Excluir
  16. acredita que nunca li o blog dela. mas uma vez descobri sobre o livro e gostaria de conhecer
    =]

    Beijinhos
    n. // Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Nath do céu, não sabe o que tá perdendo hahaha adoro o blog dela, é muito bom! Recomendo assim como o livro ^^

      Excluir
  17. Menina, conheço ela, mas nunca i os livros.
    Gostei da sinopse dele.
    Ótima resenha, linda!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre achei esse tipo de livro fofinho! Agora, feito por esta autora? Fica muito mais fofo!!! Queria fazer uma coleção com os livros dela, são muito divertidos de se ler!
    Kissus da Isa
    By || (Doce bunny) ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm, eu queria tanto ter todos os livros da Bruna!

      Excluir
  19. Adorei a dica, Gabi! Quem me dera voltar no tempo e poder mudar algumas coisas.. rs

    Depois passa lá no blog, tem look novo hoje! =D

    Beijos
    www.g-glamz.com
    @g.glamz

    ResponderExcluir
  20. Ótima dica Gabi! Eu nunca li nada dela. bjs
    dicasdrishop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Há muito tempo quero ler esse livro e nunca encontrei uma resenha, agora definitivamente vou ler! Obrigada pela dica <3

    ResponderExcluir
  22. Que resenha maravilhosa, de verdade! Nunca tinha me interessado muito por esse livro, mas depois desse post fiquei louca para ler, adoro o blog e a Bruna, o único livro que eu já li dela foi Depois dos quinze, mas ainda pretendo ler os outros, inclusive O de volta aos quinze.

    Beijos!
    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fe <3 Que bom que você gostou da resenha ♥

      Excluir
  23. Eu estou simplesmente louca para ler algum livro da Bruna, sério. Eu não consigo achar em lugar nenhum em pdf, então terei que comprar.
    Gosto bastante dos cliché brasileiro, são leituras na maioria das vezes fáceis, e se identificamos muito com a personagem.
    Eu não mexeria no meu passado, talvez apenas algumas coisinhas de nada, mas cada coisa que passamos serve de experiência.
    Amei a tua resenha, esta bem explicadinho.
    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, achei a leitura super fácil e qualquer uma pode se colocar facilmente no lugar da Anita!

      Excluir
  24. Oi tenho vontade de ler todo sabe
    Só que por aqui ainda não encontrei
    beijo
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa :( continua procurando, Nivia! Vale a pena ^^

      Excluir
  25. eu amo a Bruna Vieira. to louca pra ler esse livro <3

    sometrust1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho vontade de lê-lo.

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijooo! ♥

    ResponderExcluir
  27. Guriia to loka por este livro ta na minha lista ♥
    Bjos Lúuh||♥ Menina Diva da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem coisa mais gratificante que tirar um livro da lista depois de terminar de ler, né? hahah amo!

      Excluir
  28. O único livro da Bru que eu li (na verdade ainda estou lendo) é o depois dos Quinze, e acho ele uma fofura.

    Pretendo ler vários livros dela, inclusive este aí! saiba que sua resenha ficou muito boa, deu pra perceber o quanto o livro te encantou!

    Beijos,
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler o depois dos quinze, deve ser muito bom!

      Excluir
  29. Quero muito ler os livros da Bruna e super me interessei por esse, ela é uma lindeza e me inspira muiito ♥

    ResponderExcluir
  30. Oi Gabs!
    Eu nunca li DVAQ, só o primeiro livro dela que a propósito é muito bom também, amo as crônicas da Bruna <3
    Quero muito ler DVAQ, é da trilogia Meu Primeiro Blog, que eu achei bem legal, mas ela não para de lançar livros e assim eu não consigo ç_ç
    Adorei a resenha *U*
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Ela tá toda hora lançando um, aí eu fico perdida hahahha

      Excluir
  31. Já tinha ouvido falar nesse livro mas não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, acho que mesmo sendo clichê, me apego ao jeito que é escrito, isso que faz me apaixonar ou não pelo livro.
    Beijos
    http://www.olhameucacheado.com.br

    ResponderExcluir
  32. Adoro a Bruna Vieira, eu estou louca para ler esse livro *--*
    Ótima resenha, bjs.

    tt: @EncantoCupcake
    http://encantodecupcake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Esse livro deve ser muito bom, eu quero ler! Parece ser uma leitura bem leve e gostosa de se fazer :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  34. Eu já li esse livro e é muito amor mesmo. A gente pode tirar lições valiosas!
    Já leu o segundo da série? É bem bonitinho também e a capa é a coisa mais linda! O nome é De Volta aos Sonhos. ;-)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li ainda, Carol :( mas quero muito, acho a capa maravilhosa!

      Excluir
  35. Acho que eu gostaria de mudar o passado sim. O passado recente, mas mesmo assim. Já ouvi falar maravilhas do livro, sua resenha me animou ainda mais ^^

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também mudaria várias coisas hahaha mas vai saber o impacto que elas teriam no meu futuro, né?

      Excluir
  36. oi ! :D
    gostei do teu blog, comecei o meu hoje .. e gostaria que você desse uma passadinha por lá, e deixasse um comentário, sobre oque achou do post e tal ><
    bjoos ,
    http://julietasemromeu2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Já estava interessada em ler este livro a algum tempo, mas não fazia a menor ideia do que se tratava exatamente, e realmente assim que eu li a sinopse já imaginei a Anita como a Bruna SHAUHAUHAUA ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Juro que passei boa parte do livro vendo a Anita como a Bru HAHA

      Excluir
  38. Todo mundo fala desse livro, mas acredita que nunca li? Quero ler para deixar de ser a única desatualizada e porque a história parece realmente ser muitoooo boa!

    Beijão
    http://perigosasgarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Eu AMEI o livro e li rapidinho hehehehe
    quero ler a sequência!

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  40. que dimais eu sempre quis ler esse livro acho dimais a sinopse dele arrasou
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Menina já ouvi demais falar com esse livro. E com essa tua resenha tão bem feita até me deu vontade de ler haha
    Beijoos
    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Gabi <3
    Bom, realmente, esse livro é apaixonante. É incrível como a Bruna cuidou de cada detalhe, tanto ilustrações, fontes.. Até as frases que são demais.
    Também já fiz uma resenha lá no blog, eheheh adorei a sua <33

    Beijos | Quebrar o Silêncio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, exatamente isso! Adoro quando dá pra perceber que o autor cuidou mesmo do livro com carinho, sabe?

      Excluir